Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1009


1009

RELATO EXPERIÊNCIA: SEGURANÇA DO PACIENTE E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS

Autores:
Carina Bauer Luiz (cluiz@hcpa.edu.br) (Hospital de Clínicas de Porto Alegre) ; Márcia Costa Knoener (Hospital de Clínicas de Porto Alegre) ; Helga Geremias Gouveia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Géssica de Almeida Pedroza (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Thomaz Abramsson Gonçalves (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Elisiane Fontoura Hermes (Hospital de Clínicas de Porto Alegre)

Resumo:
A Organização Mundial da Saúde define segurança do paciente como a redução do risco de danos desnecessários a um mínimo aceitável (WHO, 2009). A administração de medicamentos no ambiente hospitalar é um sistema complexo, com vários processos interligados, interdependentes e por uma equipe multiprofissional que compartilham um objetivo comum, que é a prestação da assistência à saúde dos pacientes com qualidade, eficácia e segurança. Assim, a equipe de enfermagem desempenha um importante papel na segurança do paciente, como por exemplo na administração de medicamentos. Objetivo: Relatar a experiência da equipe de enfermagem sobre a avaliação da administração de medicamentos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência da equipe de enfermagem da Unidade de Internação Obstétrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, realizado no ano de 2016 e 2017. Resultado: Após capacitações institucionais, foi observado uma maior sensibilização e cuidado por parte dos profissionais de enfermagem em relação à segurança na administração de medicamentos, seguindo os critérios de identificação correta do paciente, medicamento certo, via certa, hora certa, dose certa e registro. Conclusão: A equipe de enfermagem é responsável pelas ações assistenciais, encontrando-se em posição privilegiada para reduzir incidentes relacionados a administração de medicamentos. Portanto, os cuidados implementados contribuem para melhorias na segurança do paciente.


Referências:
Silva, Aline Teixeira et al. Assistência de enfermagem e o enfoque da segurança do paciente no cenário brasileiro. Saúde debate, Dez 2016, vol.40, no.111, p.292-301. ISSN 0103-1104; Miasso, Adriana Inocenti et al. O processo de preparo e administração de medicamentos: identificação de problemas para propor melhorias e prevenir erros de medicação. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Jun 2006, vol.14, no.3, p.354-363. ISSN 0104-1169; The International Classification for Patient Safety (ICPS): taxonomy - more than words. Geneva: WHO, 2009.