Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1032


1032

O USO DE BENZODIAZEPÍNICOS POR MULHERES ACIMA DE 35 ANOS

Autores:
Claudete Fatima Hofstetter (dete03@gmail.com) (Centro Universitário UNIVATES) ; Alana Betina Dick (Centro Universitário UNIVATES) ; Paula Michele Lohmann (Centro Universitário UNIVATES) ; Suélen Fernanda Schneider (Centro Universitário UNIVATES)

Resumo:
Introdução: O crescente uso de psicotrópicos na atualidade pode ser caracterizado pela medicalização da sociedade, das quais provocam tolerância, dependência e reações adversas por falta de qualidade das prescrições e orientações inadequadas. (NETTO, et al. 2012). Objetivo:Analisar o uso de benzodiazepínicos por mulheres com mais de 35 anos de idade. Metodologia: Estudo de revisão sistemática da literatura, acerca do uso de benzodiazepínicos por mulheres. Resultados:A prática de prescrição, dispensação e uso prolongado de benzodiazepínicos, muitas vezes vêm pelo fato da indicação inicial de conhecidos ou familiares, no qual usaram esse medicamento para dormir melhor, se acalmar, evitar dificuldades ou traumas pessoais. Verifica-seque muitas mulheres utilizamo medicamento quando apresentam uma "vontade de chorar", e não procuram atendimento médico para averiguar o caso. Além disso, geralmente são essas mulheres que estimam como vão usar esses medicamentos. Muitas são donas-de-casa, aposentadas ou com trabalho menos valorizado, que é um dos principais indutores juntamente com a depressão, ansiedade, insônia e nervosismo para o uso descontrolado e prolongado de BDZs. (MENDONÇA; CARVALHO, 2005). Conclusão:Conclui-se a importância de um acompanhamento, valorizando a dependência dos BDZs e a necessidade de direcionar ações a fim de minimizar riscos à saúde e melhorar a qualidade de vida dessas mulheres. Palavras-chave:Benzodiazepínicos; Mulheres;


Referências:
NETTO, et al. Antidepressivos e Benzodiazepínicos: estudo sobre o uso racional entre usuários do SUS em Ribeirão Preto-SP. RevCiêncFarm Básica Apl.,vol 33;81, 2012. MENDONÇA, R.T.; CARVALHO A.C.D. de. O consumo de Benzodiazepínicos por mulheres idosas. SMAD, v. 1, n. 2, 2005.