Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1065


1065

A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À PACIENTES COM SÍNDROME DE FOURNIER (SF) EM TRATAMENTO DE OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA (OHB).

Autores:
Daniela Monteiro Cavalcante (acadêmica de Enfermagem) (danielamcavalcante@gmail.com) (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Maria Iverlânia do Nascimento Silva (acadêmica de Enfermagem) (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Késia Mayara Dias de Azevedo (acadêmica de Enfermagem) (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Laíse Gabrielly Matias de Lima Santos (enfermeira) (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Dhandara Santos Ferreira (acadêmica de Enfermagem) (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Nayron Carlos da Silva Vasconcelos (acadêmico de Enfermagem) (Centro Universitário Tiradentes - UNIT)

Resumo:
Introdução: A SF é uma infecção polimicrobiana causada por microrganismos aeróbios e anaeróbios, que atuam de maneira sinérgica, gerando uma fasceíte necrozante principalmente nas regiões genital, perineal e perianal, podendo ser fatal. (MELLO et al., 2012; DIAS & POPOV, 2009). A OHB tem se mostrado uma importante opção no tratamento coadjuvante dessa infecção, principalmente pela presença de bactérias anaeróbias (MELLO et al., 2012). Objetivos: Identificar e descrever as principais alterações do portador de SF, bem como mostrar a eficácia do tratamento através da OHB e a importância da equipe de enfermagem neste tratamento. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica onde foi realizada uma busca nas bases de dados Lilacs e Scielo no período de março a abril de 2015, sendo selecionados os publicados entre 2004 e 2012. Foram utilizados os seguintes descritores: Gangrena de Fournier; Cuidados de Enfermagem; Oxigenação Hiperbárica. Resultados: A OHB é uma modalidade terapêutica que consiste na oferta de oxigênio puro (FiO2 = 100%) em um ambiente pressurizado a um nível acima da pressão atmosférica (JÚNIOR & MARRA, 2004). No tratamento de pacientes portadores de SF essa abordagem resulta em um melhor prognóstico dos pacientes (DIAS & POPOV, 2009). Conclusões: A OHB é eficaz no tratamento de pacientes portadores da SF e que o enfermeiro e o cuidador devem estar bem conscientes da patologia e seus cuidados e devem ter preparo técnico e emocional frente ao doente. Contribuições para a Enfermagem: Aprimoramento da prática e humanização da assistência ao paciente.


Referências:
DIAS, M.L.S.; POPOV, D.C.S. Síndrome de Fournier: alterações do portador. Revista de Enfermagem UNISA 2009; V. 10, n.1, p. 44-47. MELLO, L.S.; MALUF, M.M.; NASRALA, A.F.S.; HENRY, P. Síndrome de Fournier. COORTE - Revista Científica do Hospital Santa Rosa. 2012; V. 4, n. 4, p. 63-66.