Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1068


1068

CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 1 ACERCA DAS ORIENTAÇÕES DO ENFERMEIRO

Autores:
Danielle Ethel Sousa Silva (dani_ethel@outlook.com) (Universidade Federal do Ceará) ; Amanda Newle Sousa Silva (Universidade Estadual do Ceará) ; Maria Veraci Oliveira Queiroz (Universidade Estadual do Ceará)

Resumo:
Introdução: Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) é uma das doenças crônicas que mais afeta a população infanto juvenil.Os adolescentes com DM1 necessitam de uma maior atenção com seu autocuidado.A enfermagem atua auxiliando na educação para no manejo adequado destes cuidados. Objetivo: Identificar junto ao adolescente com DM1 os cuidados de enfermagem no adoecimento. Metodologia: Estudo descritivo, abordagem qualitativa que permitiu compreender conhecimentos e experiências de 16 adolescentes vinculados ao Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão em julho de 2016, Fortaleza, Ceará, Brasil. Realizada por meio de entrevistas cujas informações submetidas à análise de conteúdo e originou uma categoria. Seguiu às normas da Resolução 466/12, parecer nº 181.489 e para caracterizar a fala cada adolescente utilizamos a letra A. Resultados: Os adolescentes relataram sobre o cuidado diário com sua saúde e as orientações educativas do enfermeiro, destacado nas falas a seguir:"A enfermeira orienta que para cuidar da minha saúde tenho que ter cuidado com a alimentação" (A1). "Ela me ensina a usar a insulina no horário certo, a fazer atividade física e ter cuidado com o a alimentação" (A8). "Não gosto da dieta por que não posso comer o que quero" (A9). Eles precisam adotar uma alimentação adequada para controlar sua glicemia, além de cuidados com a terapia medicamentosa e a prática de atividade física. Conclusão: O enfermeiro busca estimular o adolescente a assumir seu cuidado, como principal suporte no tratamento. Favorecendo sua saúde, desde as escolhas alimentares à insulinoterapia, fato de determinação terapeutica para não ter intercorrências clínicas. Contribuições para a Enfermagem: Conhecer melhor os cuidados e orientações á saúde de adolescentes com DM1.


Referências:
GROSSI, S.A.A.; PASCALI, P.M. Cuidados de enfermagem em diabetes mellitus. Departamento de Enfermagem da Sociedade Brasileirade Diabetes. Manual de Enfermagem. São Paulo, 2009.