Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1069


1069

PROCESSO DE ENFERMAGEM APLICADO A UM IDOSO DIABÉTICO

Autores:
Danielly Gama Lima Malheiros Farias (danielly.farias@hotmail.com) (Universidade Federal de Pernambuco) ; Gracielly Karine Tavares Souza (Universidade Federal de Pernambuco) ; Vitória Lúcia da Silva (Universidade Federal de Pernambuco) ; Glória Maria Sarinho (Universidade Federal de Pernambuco) ; Givaneide Oliveira de Andrade Luz (Universidade Federal de Pernambuco) ; Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:
Introdução: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização das etapas do Processo de Enfermagem (Coleta de dados, diagnósticos, planejamento, implementação e avaliação) na assistência ao paciente¹, como num idoso diabético. Objetivo: Relatar a aplicação das etapas do processo de enfermagem em um idoso diabético. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo estudo de caso, realizado em Novembro de 2016 por acadêmicas e docentes do curso de Enfermagem durante consulta de enfermagem a um paciente diabético. A coleta e análise dos dados foi por meio de um instrumento referenciado na Teoria do Autocuidado e nas Taxonomias da NANDA-I/NIC/NOC². Ressalta que este estudo faz parte do desenvolvimento das etapas do projeto de extensão "SAE no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco´´ aprovado sob parecer nº 187443.951.34240.29012015. Resultados: Paciente do sexo feminino, 66 anos, doméstica, apresentou o diagnóstico de enfermagem prioritário: Controle ineficaz da saúde relacionado a conhecimento insuficiente do regime terapêutico, evidenciado por falha em agir para reduzir fatores de risco. Assim, a meta identificada foi: conhecimento: regime terapêutico, sendo aplicada a seguinte intervenção: Explicar o tratamento e a importância da sua adesão. Na etapa da avaliação, foram observados os seguintes indicadores: responsabilidades do autocuidado relacionado ao tratamento contínuo e situações emergenciais. Conclusão: As informações do Processo de Enfermagem revela a necessidade de ações de educação em saúde voltadas a este público específico. Contribuições e implicações para a enfermagem: O processo de Enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação da prática profissional evidenciando a contribuição na atenção à saúde à população diabética. Descritores: Diabetes Mellitus; Idoso; Processo de Enfermagem.


Referências:
Referências: 1.COFEN, RESOLUÇÃO COFEN-358/2009. Disponível em: < http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html>. Acesso em: 31.05.2017.2. HERDMAN, H.T. et al. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2015-2017. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. 468p.