Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1070


1070

Características definidoras presentes em indivíduos diabéticos

Autores:
Danielly Gama Lima Malheiros Farias (danielly.farias@hotmail.com) (Universidade Federal de Pernambuco) ; Vitória Lúcia da Silva (Universidade Federal de Pernambuco) ; Gracielly Karine Tavares Souza (Universidade Federal de Pernambuco) ; Maria Karina Lima dos Santos (Universidade Federal de Pernambuco) ; Roseane Lins Vasconcelos Gomes (Universidade Federal de Pernambuco) ; Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:
Introdução: A identificação das características definidoras (CD) dos Diagnósticos de Enfermagem (DE) requer competências técnico-científicas, que vislumbrem os problemas reais de saúde(1) de modo a orientar a assistência ao indivíduo, incluindo o paciente diabético. Objetivo: Identificar as principais características definidoras dos diagnósticos de enfermagem presentes em indivíduos diabéticos. Metodologia: Estudo descritivo realizado no ambulatório de endocrinologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE) entre os meses de agosto a dezembro de 2016. Para a coleta de dados, aplicou-se um instrumento contendo CD de três DE (Conhecimento deficiente, Controle ineficaz da saúde e Integridade da pele prejudicada) que foram previamente selecionados através de uma pesquisa bibliográfica em busca dos principais DE sob a ótica da Teoria do Autocuidado e da Taxonomia da NANDA-I¹ em treze indivíduos diabéticos. Em seguida, os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Este estudo faz parte do projeto de extensão "Sistematização da Assistência de Enfermagem no HC/UFPE´´ aprovado sob parecer nº 187443.951.34240.29012015. Resultados: As CD mais frequentes foram: Seguimento inadequado das instruções- referente ao DE Conhecimento deficiente (69,23%); Escolhas na vida diária ineficazes para atingir metas de saúde - referente ao DE Controle ineficaz da saúde (61,54%); e Alteração da integridade da pele - referente ao DE Integridade da pele prejudicada (7,69%). Conclusão: A maior proporção de pacientes com a CD "Seguimento inadequado das instruções" desvela a necessidade de ações de educação em saúde efetivas a este público específico. Contribuições e implicações para a enfermagem: O reconhecimento das CD ao indivíduo diabético auxilia na seleção acurada dos DE, dentro de um processo de investigação empírico que considera o conhecimento e as habilidades profissionais do enfermeiro. Descritores: Processo de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Diabetes Mellitus.


Referências:
Referências: HERDMAN, H.T. et al. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2015-2017. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. 468p.