Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1074


1074

CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Danyella Claudino Gonçalves Braga (danyella_claudino@hotmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Maísa Isabella Faustino Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Amanda Cavalcante de Macedo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Paula Cristina Dantas Cavalcante (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Larissa Alves do Nascimento (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; José Carlos da Silva Lins (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas)

Resumo:
INTRODUÇÃO: a monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem, que fomenta a formação integrada do estudante nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação1. OBJETIVO: relatar a experiência do exercício da monitoria durante o processo de formação acadêmica. METODOLOGIA: trata-se de um relato de experiência, realizado a partir da vivência de acadêmicos de enfermagem na monitoria de uma disciplina relacionada ao Processo de Trabalho em Enfermagem, com estudantes do segundo ano do curso, em uma instituição de ensino superior pública, durante os dois semestres do ano de 2016. RESULTADOS: Ao longo da monitoria, na qual aconteciam práticas hospitalares, laboratoriais e teóricas, pode-se perceber a necessidade de resgatar assuntos, e de realizar constantes atualizações, para poder contribuir de forma satisfatória junto aos discentes. Assim, foi possível perceber a monitoria como um espaço profícuo para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao futuro profissional, dentre os quais o exercício da comunicação eficaz, a fim de favorecer o processo de ensino-aprendizagem. CONCLUSÃO: vê-se a importância da monitoria no processo ensino-aprendizagem na graduação, dos tantos benefícios que ela traz, desde a troca de conhecimentos, a novas relações interpessoais. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A apresentação de conteúdos relacionados ao processo de trabalho do enfermeiro no início do curso é de suma importância uma vez que permite introduzir o estudante à mística da profissão, visto que, ela aborda a semiologia da enfermagem, suas competências, a assistência ao usuário. Tendo a figura do docente como mediador entre o conhecimento e o estudante, o qual precisa aprimorar o conhecimento além da sala de aula, a monitoria entra para auxiliar o ensino-aprendizagem, retirando as dúvidas, e trocando conhecimentos.


Referências:
1. MATOSO, L.M.L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Catussaba, Revista Científica da Escola de Saúde. Mossoró. Ano 3, n° 2, p. 77-83. abr./set. 2014.