Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1085


1085

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UM PACIENTE COM INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO: Relato de Experiência

Autores:
Denise do Socorro Braga Ferreira Cardoso (denicardoso@outlook.com) (CESUPA) ; Tiago Nazareno Coutinho Nogueira (CESUPA) ; João Italo da Costa Pinheiro (CESUPA) ; Ivonete Vieira Pereira Peixoto (CESUPA) ; Maria de Belém Ramos Sozinho (CESUPA) ; Conceição do Socorro Damasceno Barros (CESUPA)

Resumo:
Introdução: Conforme o Wang (2009, p.198) "a cada ano, cerca de 32 milhões de infartos ocorre em todo o mundo, ocasionando 12,5 milhões de mortes". Logo, indubitavelmente e pertinente todo e qualquer paciente que apresenta sinais e sintomas sugestivos de infarto agudo do miocárdio (IAM) deve ser avaliado rigorosamente por uma equipe transdisciplinar. Objetivos: Descrever a experiência vivenciada pelo grupo de acadêmicos de enfermagem na aplicação a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) a um paciente em tratamento de IAM. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência que apresenta a vivência de um grupo de acadêmicos de enfermagem, na utilização da SAE com paciente diagnosticado de doença cardiovascular (DCV), especificamente IAM, internado em um hospital de referência, vivenciado no ano de 2016, no município de Belém-PA. Resultados: A ideia de sistematizar a assistência prestada ao paciente com IAM surgiu mediante a sensibilização de que o serviço oferecido pelo Hospital de referência, não deveria limitar-se à dispensa de medicação que deveria ocorrer um acompanhamento sistemático e contínuo da equipe de enfermagem. Seguiram-se as etapas: dados coletados Histórico de Enfermagem e Exame Físico, adotou-se a taxonomia da North American Nursing Diagnosis Association.P.E. - Queixa de forte dor em MIE, NHB- Percepção dolorosa, D.E.- Dor crônica relacionada à incapacidade física crônica caracterizada por atrofia do grupo muscular envolvido; I.E.- Administra medicação conforme a prescrição médica. Conclusão: A partir da utilização da SAE as condutas de enfermagem com paciente com IAM passaram a ocorrer de forma mais adequada ao que é preconizado, valorizando a continuidade no acompanhamento. Os usuários do serviço demonstraram mais satisfação e interesse pelo atendimento hospitalar. Contribuição para Enfermagem: A partir da utilização do impresso as consultas de enfermagem em planejamento reprodutivo passaram a ocorrer de forma mais adequada ao que é preconizado, valorizando a continuidade no acompanhamento. Os usuários do serviço demonstraram mais satisfação e interesse pelo atendimento. Palavras-Chaves: cardiopatias e cuidado de enfermagem


Referências:
NORTH AMERICAN NURSING DIAGNOSIS ASSOCIATION (Org.). Diagnóstico de enfermagem da NANDA: definições e classificações 2012-2014. Porto Alegre: Artmed, 2013.