Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1096


1096

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: UM OLHAR ACADÊMICO

Autores:
Eduarda Gabriela Roos Schultz (dudaschultz11@hotmail.com) (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC) ; Analídia Rodolpho Petry (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC) ; Cássia Fernanda Bauermann (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC) ; Francieli Ester Müller (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC) ; Guilherme Mocelin (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC) ; Vera Elenei da Costa Somavila (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é regulamentada no Brasil como um método que organiza o trabalho profissional, caracterizada como a adoção de métodos científicos que podem ser utilizados na prática clínica, a fim de ampliar a qualidade do atendimento prestado ao paciente e conferir maior autonomia a classe profissional de enfermagem. Sua utilização contempla etapas sistemáticas para a avaliação do paciente, como a coleta de dados, diagnósticos de enfermagem, planejamento, implementação e avaliação das ações desenvolvidas. OBJETIVO: analisar, por meio da revisão integrativa, os métodos utilizados para o aprendizado da SAE nas Instituições de Ensino Superior brasileiras, ainda, refletir sobre as percepções dos acadêmicos de enfermagem sobre tal sistematização. METODOLOGIA: estudo analítico e revisão bibliográfica. RESULTADOS: constatou-se a necessidade de os métodos de ensino utilizados serem repensados, a fim de desmistificar a complexidade da sistematização, bem como, compreender o sentimento do acadêmico, tornando o tema mais palpável a realidade. CONCLUSÃO: a sistematização ocorre de maneira distinta entre os cursos de graduação, nos quais a temática, muitas vezes, apresenta-se fragmentada, não a tornando compatível a realidade de mercado. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: a fragmentação prejudica a compreensão e a aplicação da SAE por parte do acadêmico, tal déficit dificulta a implementação da mesma nas instituições. DESCRITORES: Educação em enfermagem; Processo de Enfermagem.


Referências:
SILVA, J. P.; GARANHANI, M. L.; PERES, A. M. Sistematização da Assistência de Enfermagem na graduação: um olhar sob o Pensamento Complexo. Rev. Latino-Am. Enfermagem jan., fev. 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rlae/v23n1/pt_0104-1169-rlae-23-01-00059.pdf>. Acesso em: 10, jun. 2017. KIRCHESCH, C. L. A Sistematização da Assistência de Enfermagem nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras. Rev. Saúde.Com 2016. Disponível em: < http://www.uesb.br/revista/rsc/ojs/index.php/rsc/article/view/391>. Acesso em: 03 jun. 2017.