Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1100


1100

A monitoria da disciplina de Prática Profissional no curso de graduação em enfermagem: um relato de experiência.

Autores:
Elaine da Silva Santos. Monitora de Prática Profissional do Curso de Graduação Em Enfermagem da Celso Lisboa. Elainesalbino@hotmail.com (elainesalbino@hotmail.com) (Centro Universitário Celso Lisboa) ; Marianne Cardoso Batalha. Professora Orientadora E Responsável Pela Disciplina de Prática Profissional Iv. Nannebatalha@bol.com.br (Centro Universitário Celso Lisboa) ; Carolina Cabral Pereira da Costa.professora Orientadora E Responsável Pela Disciplina de Prática Profissional Ii. Prof.carolina.costa@celsolisboa.edu.br (Centro Universitário Celso Lisboa)

Resumo:
Introdução: Este estudo tem como objetivo descrever experiências vivenciadas enquanto monitora da disciplina de Prática Profissional do curso de graduação em Enfermagem da Celso Lisboa. A monitoria, de acordo com o artigo 2º da Resolução CONSEPE nº 027, de 11 de Abril de 20071 é uma atividade formativa de ensino que objetiva contribuir com o desenvolvimento da competência pedagógica para o magistério técnico, tecnológico e superior. É uma prática educativa antiga e vem ganhando espaço nas instituições de educação superior². Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciada por uma estudante do 10º período que pratica monitoria há dois anos. Resultados/ Discussão: Percebe-se um estreitamento das relações entre o professor da disciplina e os discentes envolvidos no processo. Ser aluno-monitor resulta em saber se realmente trilharemos o caminho da docência, evitando futuro descontentamento profissional. A monitoria desenvolve competências que serão fundamentais para o exercício profissional. Evidenciou-se que os monitorados procuravam a monitoria apenas na véspera das avaliações. As temáticas que os levaram a solicitar a ajuda da monitoria foram: administração e cálculo de medicamentos e calçamento de luva estéril. A monitoria favoreceu o contato com diferentes metodologias de ensino/aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de uma análise crítica sobre o processo, o que irá impactar significativamente o meu perfil de docente. Conclusão: Ser monitora foi muito importante, pois me proporcionou crescimento pessoal e profissional fazendo-me conhecer a prática docente. A experiência exigiu comprometimento e responsabilidade gerando satisfação por contribuições significativas ao processo de formação acadêmica dos alunos monitorados. Palavras-chave: enfermagem, educação em enfermagem.


Referências:
1 Resolução CONSEPE nº 027, artigo 2º, de 11 de Abril de 2007 - Prof. Dr. André Falcão Pedrosa Costa Presidente do CONSEPE. ² Candau VMF. A didática em questão e a formação de educadores-exaltação à negação: a busca da relevância. In: candau, v. M. F. (org). A didática em questão. Petrópolis: vozes; 2000 p. 12-22. Haag GS, Kolling V, Silva E, Melo SCB, Pinheiro M . Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Rev Bras Enferm. 2008 mar-abr; 61(2): 215-20.