Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1110


1110

DRAMATIZAÇÃO: ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM ACERCA DE TOMADA DE DECISÃO

Autores:
Elisangela Miranda de Jesus Lisboa (elismjl@gmail.com) (Instituto de Ensino Superior de Mato Grosso - IESMT) ; Rosa Maria Bottosso (Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT) ; Edinar Teles Oliveira Barbato de Figueiredo (Instituto de Ensino Superior de Mato Grosso - IESMT) ; Jonatan Costa Gomes (Instituto de Ensino Superior de Mato Grosso - IESMT) ; Veroneide Pio da Silva Leandro (Instituto de Ensino Superior de Mato Grosso - IESMT)

Resumo:
INTRODUÇÃO: a tomada de decisão é uma das competências preconizadas na formação do enfermeiro. OBJETIVO: relatar experiência docente no ensino da "tomada de decisões" por meio da dramatização. METODOLOGIA: foi adotada a estratégia role playing como recurso ensino-aprendizagem1 na disciplina Prática gerencial de enfermagem. A atividade ocorreu em três momentos: primeiro destinado ao planejamento e construção coletiva de um roteiro com situação problema. O segundo, formado dois grupos: um encenou uma tomada de decisão assertiva e o outro, uma errônea. O terceiro, compreendeu na discussão e avaliação após as dramatizações. RESULTADOS: durante todo o processo, constatou-se a motivação dos alunos mediante o interesse destes em assumir seu protagonismo no processo de aprendizagem. Eles puderam compartilhar experiências e repensar a prática. Expressaram a aceitação pela nova proposta didática para trabalhar conhecimentos de forma contextualizada com a realidade. Houve o reforço no processo ensino-aprendizagem dos elos entre pensar, agir, saber e fazer enfermagem de forma significativa2. CONCLUSÃO: a dramatização como estratégia pedagógica trouce contribuições para docente e discente, visto que, os alunos, relataram a integração de saberes a partir dos conceitos trazidos, explicações de ideias e argumentos fundamentados e, os docentes, puderam aprimorar competências para ensinar por meio da criatividade, da organização e direção de novas metodologias de ensino-aprendizagem. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: conferir capacidade de transpor e superar metodologias tradicionais de ensino, visando desenvolver a segurança e a liderança do aluno para a tomada de decisões como futuro gestor nos serviços de enfermagem. DESCRITORES: Educação em enfermagem. Tomada de Decisões. Materiais de ensino.


Referências:
1. Kalinowski, CE. et al. Metodologias participativas no ensino da administração em enfermagem. Interface. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/2013nahead/aop4413.pdf 2. Bonamigo, EL; Destefani, AS. A dramatização como estratégia de ensino na comunicação de más notícias ao paciente durante a graduação médica. Revista Bioética, 2010; 18(3): 725-42.