Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1115


1115

Enterobacter cloacae e sua resistência a metais pesados: um desafio na prática clínica

Autores:
Ellen Carolyna Silva Bezerra (ellencarolyna.silva@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Everton Gomes Damasceno (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Ana Catarina Souza Lopes (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE) ; Adriane Borges Cabral (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL)

Resumo:
Enterobacter cloacae e sua resistência a metais pesados: um desafio na prática clínica Enterobacter cloacae é uma bactéria oportunista responsável por infecções nosocomiais. Esse micro-organismo possui mecanismos capazes de modificar a função de determinadas drogas como também de determinados detergentes que apresentam em sua composição metais pesados, dificultando assim a prática clínica. Portanto, este trabalho tem como objetivo, analisar genomicamente a resistência a metais pesados do isolado (Ec2A) proveniente de infecção ocular de pacientes hospitalizados em uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal. O isolado foi coletado e sequenciado genomicamente, em seguida realizada análise para identificação de genes que conferem resistência à metais pesados. Foram detectados 60 genes relacionados à resistência a metais pesados no DNA cromossômico e 10 genes no DNA plasmidial, entre eles encontra-se chumbo, cobre, mercúrio, prata, entre outros. Sendo os metais pesados, um dos principais componentes presentes em determinadas drogas como também em detergentes, os quais são utilizados rotineiramente na prática clínica, o achado de 60 genes cromossômicos e 10 genes plasmidiais de resistência a metais pesados no isolado Ec2A é considerável, uma vez que esses fármacos podem perder sua eficácia no uso terapêutico, assim como dificultar as técnicas de desinfecção e assepsia. Conclui-se que os resultados obtidos nessa pesquisa irão contribuir para um melhor conhecimento sobre o patógeno E. cloacae envolvido em resistência a metais pesados e o impacto dessa resistência em ambientes hospitalares. Descritores: Enterobactérias, metais pesados, resistência.


Referências:
. Davin-Regli, A.; Pagès, J-M. Enterobacter aerogenes and Enterobacter cloacae; versatile bacterial pathogens confronting antibiotic treatment. Frontiers in Microbiology, v.6, p.392, 2015. . Cabral, A.B. Caracterização genética de isolados clínicos de Enterobacter aerogenes e Enterobacter cloacae: determinantes de resistência e virulência. Tese de doutorado apresentada ao programa de Medicina Tropical- UFPE. 2016.