Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1121


1121

SERVIÇO HOSPITALAR DE LIMPEZA: TENDÊNCIAS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NACIONAL

Autores:
Emanuelli Mancio Ferreira da Luz (emanuelli_ferreira@hotmail.com) (Universidade Federal de Santa Maria) ; Marina Mazzuco de Souza (Universidade Federal de Santa Maria) ; Andrio de Souza Gonçalves Kaufmann (Universidade Federal de Santa Maria) ; Ademir Jones Antunes Dorneles (Universidade Federal de Santa Maria) ; Oclaris Lopes Munhoz (Universidade Federal de Santa Maria) ; Tânia Solange Bosi de Souza Magnago (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Os trabalhadores do serviço hospitalar de limpeza pertencem a uma categoria, por vezes esquecida no contexto laboral. Todavia, são responsáveis pela manutenção do ambiente seguro para os trabalhadores e pacientes (CHAVES et al., 2015). OBJETIVO: Identificar as produções brasileiras, defendidas nos Programas de Pós-graduação stricto sensu, com os trabalhadores do serviço hospitalar de limpeza. METODOLOGIA: Revisão narrativa realizada no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), em junho de 2017, utilizando-se as palavras "serviço de limpeza" and "hospital". Foi utilizado o recorte pela "Grande área: ciências da saúde" e "Área: enfermagem". Foram incluídas as dissertações e teses disponíveis gratuitamente online e excluídos os resumos incompletos. O corpus do estudo contou com 18 produções. Foi utilizado a análise de conteúdo temática de Minayo (2010). RESULTADOS: Quanto à caracterização das produções, obteve-se o predomínio de dissertações (83,3%); defendidas em 2014 (27,8%); produzidas pela Enfermagem (50%); com abordagem quantitativa (72,2%); sob a corrente filosófica positivista (88,9%). A análise dos resultados permitiu a elaboração de duas tendências temáticas: a primeira possui como objeto de estudo a limpeza e desinfecção de superfícies (38,9 %) e a segunda direcionada para os agravos à saúde dos trabalhadores (61,1%). CONCLUSÕES: É tendência na produção do conhecimento científico nacional que os estudos são direcionados aos agravos à saúde do trabalhador, notificáveis pelo Ministério da Saúde. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Oferecer subsídios sobre o adoecimento do trabalhador de limpeza hospitalar, tendo em vista que o gerenciamento desses trabalhadores representa um novo espaço de atuação na gestão pelos enfermeiros. DESCRITORES: Saúde do trabalhador. Serviço de Limpeza. Hospital.


Referências:
CHAVES, L. D. P. et al. Governança, higiene e limpeza hospitalar: espaço de gestão do enfermeiro. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, v. 24, n. 4, p. 925-934, 2015. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.