Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1123


1123

A REALIZAÇÃO DO TESTE DO CORAÇÃOZINHO NA TRIAGEM NEONATAL: O CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS SOBRE O TESTE.

Autores:
Enfermeira Débora Carla de Assunção Machado (debycarla@hotmail.com) (Faculdade Arthur Sá Earp Neto) ; Ms. Enfermeira Margarete Perez Machado (Faculdade Arthur Sá Earp Neto)

Resumo:
O teste do coraçãozinho também conhecido como oximetria de pulso é realizado na Triagem Neonatal e tem uma grande importância na redução da mortalidade infantil. O objetivo deste estudo é descrever o conhecimento que os enfermeiros têm sobre a Triagem Neonatal e a realização do Teste do Coraçãozinho e sua incorporação na Triagem Neonatal. Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com dez enfermeiros dos setores da Maternidade, Pediatria e UTI Neonatal de um hospital de ensino localizado no município de Petrópolis RJ. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário no mês de novembro de 2016. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostraram que os enfermeiros não realizaram atualizações referentes a Triagem Neonatal, 90% dos entrevistados sabem o que é o teste, porém poucos souberam responder quais os parâmetros e seus benefícios. Conclui-se que a atualização/capacitação dos enfermeiros para a realização do teste é de grande importância e pode trazer muitos benefícios para o paciente e também para a orientação correta aos pais. Sabemos o quanto é importante o conhecimento do enfermeiro sobre a Triagem Neonatal e suas atualizações, pois isto traz a melhoria do cuidado de enfermagem a criança. Concluo, portanto, que se faz necessário oferecer cursos de atualização/capacitação aos enfermeiros para se obter conhecimentos sobre os exames relacionados à Triagem Neonatal, bem como para a realização do teste de oximetria de pulso, de forma a melhorar a qualidade do atendimento prestado à criança e aos pais. Como contribuição e fruto desta pesquisa, foram implementadas, no nono período do curso de Enfermagem uma cartilha de orientação aos pais sobre o teste do coraçãozinho e atividades de Educação em saúde sobre o teste para enfermeiras da maternidade do hospital de ensino. DECs: Oximetria de pulso; Cardiopatia; Enfermagem; Triagem neonatal


Referências:
BORGES, J.P.A. Monitorização da oximetria de pulso em recém-nascidos: atuação do enfermeiro nas unidades neonatais. Rev. enferm. Atenção saúde. 2013;2(3).Disponível em: http:// www.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/ article/view/595/440. 2013. Acesso em 04 março 2016. BRASIL. Ministério da Saúde. Triagem neonatal. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.saude.gov/saude /. Acesso em: 15 de Agosto DE 2016. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC). Relatório nº 115, de 10 de junho de 2014, que dispõe sobre a oximetria de pulso - teste do coraçãozinho, a ser realizado de forma universal, fazendo parte da triagem neonatal. Brasília; 2014a.