Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1194


1194

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM SAÚDE PÚBLICA PARA ESTUDANTES ATRAVÉS DE UMA LIGA ACADÊMICA

Autores:
Hillary de Andrade Pereira (hillaryandradep@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Bárbara Caroline Ferreira dos Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; John Victor dos Santos Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Mirelle dos Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Daniela Albuquerque de Almeida (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Maria Rosa da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas)

Resumo:
Introdução: A Liga Acadêmica de Saúde Pública é uma entidade estudantil de atividade extracurricular organizada por alunos sob a coordenação de um professor tutor para o aprofundamento didático em temas relacionados à saúde pública. Objetivos: Relatar a experiência da formação complementar em Saúde Pública para acadêmicos de diversos cursos da saúde através de uma Liga Acadêmica. Metodologia: Trata-se de um trabalho descritivo, do tipo relato de experiência. A Liga Acadêmica de Saúde Pública promove anualmente um curso introdutório e uma prova de seleção para alunos de diversas graduações. O acadêmico aprovado na seleção ingressa como membro da liga podendo participar das reuniões realizadas quinzenalmente, além das atividades práticas e ações educativas relacionadas à Saúde Pública. Resultados: Na Liga o acadêmico tem a oportunidade de revisar e até aprender conteúdos não tão bem explorados durante a graduação e de uma forma multidisciplinar. O acadêmico participa de aulas teóricas, organização de eventos, desenvolve projetos de pesquisa, além das práticas junto a serviços de saúde e a comunidade. Conclusões: A participação do acadêmico de saúde em uma liga pode se tornar uma alternativa para formação complementar em áreas específicas. Contribuições para a Enfermagem: A Liga possibilita aos acadêmicos de enfermagem uma revisão e aprofundamento nas temáticas relacionadas à Saúde Pública, o que irá impactar diretamente na assistência em saúde dos futuros profissionais. Palavras-chave: Saúde Pública, Educação Superior, Instituições Acadêmicas.


Referências:
Referências: VENDRUSCOLO, Carine; DO PRADO, Marta Lenise; ELISABETH KLEBA, Maria. Integração Ensino-Serviço no âmbito do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 9, 2016. DE QUEIROZ, Silvio José et al. A importância das ligas acadêmicas na formação profissional e promoção de saúde. Fragmentos de Cultura, v. 24, p. 73-78, 2014.