Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1214


1214

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA CONSULTA GINECOLÓGICA

Autores:
Isaías Vicente Santos (isaiasvicentesantos1@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Elisangela dos Santos Marques (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Aryanna Vanessa Gomes Timóteo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Bruna Nunes da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Alexandra Mycaele Gomes Melo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Dannyelly Dayane Alves da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas)

Resumo:
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA CONSULTA GINECOLÓGICA Introdução: A consulta de enfermagem ginecológica é composta por um conjunto de ações sistematizadas que é privativa do enfermeiro e é uma estratégia eficaz para a detecção de problemas em saúde, bem como acompanhamento de terapêuticas adotadas (CATAFESTA et al, 2015). Objetivo: Relatar a experiência da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na consulta ginecológica realizada nas práticas de saúde da mulher. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, vivenciado por acadêmicos de enfermagem na disciplina de Bases para Intervenção na Atenção à Saúde 3, módulo de Saúde da mulher. O estágio ocorreu entre os dias 11 a 24 de Maio de 2017, em uma ONG, no município de Maceió-AL. Resultados: Todos os acadêmicos realizaram a consulta de enfermagem ginecológica e puderam realizar a SAE junto com o Processo de Enfermagem. Durante a consulta de enfermagem foi realizado o Histórico de Enfermagem, por meio da anamnese, por meio de uma avaliação detalhada dos problemas de saúde encontrados foi possível realizar os Diagnósticos de Enfermagem. De maneira específica identificamos as intervenções necessárias para solucionar os problemas encontrados elaborando assim as Prescrições de Enfermagem. Foi realizada a Implementação, realizando as ações e intervenções determinadas na etapa de Prescrições de Enfermagem e por fim a Avaliação, que foi um processo sistemático e contínuo para identificar se os resultados esperados foram alcançados. Conclusão: É possível concluir que a SAE, na pespectiva dos acadêmicos, é um processo de qualificação profissional, que propiciou a valorização, otimização e reconhecimento da assistência de enfermagem na consulta ginecológica, que permitiu a aproximação com as usuárias, no momento da elaboração do Plano de Cuidado. Descritor: Saúde da Mulher.


Referências:
CATAFESTA, C. et al. Consulta de enfermagem ginecológica na estratégia saúde da família. Arq. Ciênc. Saúde., v. 22, n.1, p. 85-90, 2015.