Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1221


1221

APLICAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NORTEADO PELA TEORIA DE LEININGER: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Jadson Nascimento Barbosa (jadsonnb@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal)) ; Thaís Gisele da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal)) ; Amanda Cavalcante de Macêdo (Universidade Federal de Alagoas (UFAL))

Resumo:
INTRODUÇÃO: segundo o Decreto Nº 94.406/87, uma das atribuições do enfermeiro, é a prescrição da assistência de enfermagem. Para uma assistência eficaz o uso da SAE é indispensável. A SAE é uma metodologia cientifica onde o enfermeiro pode aplicar seus conhecimentos técnicos-científicos e humanos, permitindo uma visão holística, proporcionando tomada de decisões e a avaliação da condição do paciente1.O COFEN afirma que a SAE deve ser implementada juntamente com o Processo de Enfermagem, sendo necessário a utilização de uma teoria de enfermagem. OBJETIVOS: relatar a experiência na aplicação da SAE norteada pela teoria de Leininger. METODOLOGIA: relato de experiência desenvolvido por acadêmicos de enfermagem em um hospital público de Maceió, no período de maio de 2017. RESULTADOS: primeiro foi elaborado um histórico de enfermagem, baseado na Teoria Cultural do Cuidado de Leininger. Em seguida, foram levantados dados do paciente por meio do prontuário. Diante da análise dos prontuários de enfermagem, foi perceptível a dificuldade da implantação da SAE, visto que as informações eram muitas das vezes escassas ou incoerentes. Logo após a realização do exame clínico, foram construídos os diagnósticos de enfermagem, resultados esperados e intervenções necessárias, pautados pela CIPE. TS, mulher trans, 33 anos. Paciente HIV positivo, com SIDA, sífilis secundaria e apresenta citomegalovírus com comprometimento ocular. CONCLUSÃO: apesar das dificuldades encontradas durante a implantação da SAE, foi possível perceber o quanto a mesma é importante e auxilia o enfermeiro nos cuidados prestados. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: a SAE é capaz de contribuir para uma melhor assistência aos pacientes gerando maior segurança e dando autonomia ao profissional. DESCRITORES: Teoria de Enfermagem EIXO TEMÁTICO: Conhecimentos e habilidades que compõem a identidade profissional da Enfermagem.


Referências:
REFERÊNCIAS TANNURE, Meire Chucre; PINHEIRO, Ana Maria. SAE - SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: guia prático. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.