Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1242


1242

ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS EM UM CURSO DE EXTENSÃO PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores:
Jéssica Valeska Herculano Lima, Enfermeira, Mestranda Em Enfermagem. (jessicavhlima@gmail.com) (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho, Enfermeira, Doutora. (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Luisa Alves Pereira de Aquino, Enfermeira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Rita de Cássia Lira da Silva, Graduanda de Enfermagem (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Aline Aires de Oliveira, Graduanda de Enfermagem (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Marcos Antonio Ferreira Júnior, Enfermeiro, Professor, Doutor. (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo:
Introdução: O pensamento crítico (PC) e o raciocínio clínico (RC) na enfermagem são considerados habilidades essenciais e o uso de estratégias de ensino adequadas possibilita seu desenvolvimento. Objetivos: Identificar dentre duas estratégias de ensino a que mais contribuiu com o maior grau de satisfação da aprendizagem por parte dos estudantes. Método: Trata de um estudo de abordagem qualitativa, de cunho descritivo-analítico, aninhado a um estudo experimental randomizado. Foram sujeitos 57 estudantes do curso de graduação em Enfermagem, a coleta de dados se deu por meio de protocolo elaborado para este estudo e a análise foi realizada com uso do software IRAMUTEQ. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Resultados: Após a análise lexicográfica foram identificadas quatro classes, as 1 e 2 relacionadas com às habilidades, atitudes e valores, e as 3 e 4 referentes às estratégias utilizadas para um maior potencial de aprendizagem. O Mapa Conceitual (MC) apresentou destaque na classe 3 como estratégia com o maior grau de satisfação. Conclusão: Pode-se afirmar que os MC e a simulação contribuíram para a melhoria da aprendizagem. Contribuições para Enfermagem: As estratégias de ensino utilizadas ao contexto em que os estudantes estão inseridos representam contribuições ao processo de aprendizagem significativa, com a formação de profissionais de Enfermagem capacitados a oferecer serviços de saúde de qualidade com uso do julgamento clínico para resolver problemas. Palavras-chaves: Tecnologia educacional; Educação em Enfermagem; Pensamento crítico. Keywords: Educational technology; Software; Nursing education; Critical Thinking.


Referências:
Carvalho DPSRP, Cruz GKP, Azevedo IC, Meireles PF, Vitor AF, Ferreira Júnior MA. The development of critical thinking in nursing education: an experimental study. Online braz j nurs. 2015;14(Suppl.):374-7. Walker S, Rossi D, Anastasi J, Gray-Ganter G, Tennent R. Indicators of undergraduate nursing students; satisfaction with their learning journey: An integrative review. Nurse Education Today. 2016;43:40-48.