Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1257


1257

DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM EM PACIENTE COM INFECÇÃO URINÁRIA

Autores:
José Douglas Silva de Souza (dougs.souza@live.com) (Universidade Católica de Pernambuco) ; Tamires Santana da Silva (Universidade Católica de Pernambuco) ; Camilla Maria Maia de Carvalho (Universidade Católica de Pernambuco) ; Pablo Henrique Araujo da Silva (Universidade Católica de Pernambuco) ; Emilly Anne Cardoso Moreno de Lima (Universidade Católica de Pernambuco)

Resumo:
A infecção urinaria acomete principalmente as mulheres, tanto pelo trajeto mais curto de sua uretra, como pela proximidade com a vagina, local úmido e quente que facilita a proliferação dos micro-organismos¹. Suas manifestações clínicas são: dor lombar, dor supra púbica, hematúria, disúria, febre, entre outros, dependendo do paciente². Desta forma é necessário fazer levantamento de diagnóstico de enfermagem com alta pontuação na escala de acurácia para prestar cuidados adequados ao paciente. Objetivo: Traçar os diagnósticos de enfermagem após avaliação de paciente com Hipótese Diagnóstica de infecção urinária, segundo a Taxonomia II da NANDA I³. Metodologia: Foram realizados anamnese e exame físico, com o auxílio de um questionário, no hospital escola em junho de 2017. Com autorização da paciente, as pistas foram levantadas e os diagnósticos foram traçados com base na taxonomia II da NANDA I. Resultados: Eliminação urinária prejudicada relacionada a infecção no trato urinário, evidenciada por frequência e urgência urinária; Constipação relacionado a hábitos de evacuação irregulares, evidenciado por redução na frequência das fezes, sensibilidade abdominal com resistência muscular palpável. Conclusão: De acordo com o caso clínico da paciente, foram evidenciados os diagnósticos de enfermagem NANDA com alta pontuação na escala de acurácia, assim possibilitando direcionar o plano de cuidados para a paciente. Contribuições para enfermagem: Realizar os cuidados de enfermagem com base em uma taxonomia, possibilita a identificação profissional dentro da equipe multidisciplinar. Descritores: ITU, Infecção urinária, Diagnóstico de enfermagem.


Referências:
1.FERNANDES, Márcia Vanusa Lima; LACERDA, Rúbia Aparecida; HALLAGE, Nédia Maria. Construção e validação de indicadores de avaliação de práticas de controle e prevenção de infecção do trato urinário associada a cateter. Acta Paul Enferm, v. 19, n. 2, p. 174-89, 2006. 2. ADRIANA, de Azevedo Mafra; ALEXANDRE, Sérgio da Costa Braga; MARIA, Elaine da Silva; PAULA, Martins. Protocolo de atenção à saúde infecção urinaria. Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. 3. North American Nursing Diagnosis Associantion. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2015 -2017. Porto Alegre (RS): Artmed; 2015 .