Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1259


1259

Cuidados de Enfermagem na Prevenção de Lesão Por Pressão em Pacientes Hospitalizados

Autores:
José Euderaldo Costa Gomes Filho (jecgfilho@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Kassia Alice Anjos de Lima (kassiallyce@gmail.com) ; Leila Karoline Ferreira dos Santos (leyla_karoline@hotmail.com) ; Rafael dos Santos Nascimento (rafael16dsn@gmail.com) ; Karolynne Estella Alves de Oliveira Araújo (karollyne_estelinha@hotmail.com) ; Géssyca Cavalcante de Melo (gessycamelo@hotmail.com)

Resumo:
A ocorrência de Lesões Por Pressão (LPP) em pacientes internados é considerado um problema grave, pois seu surgimento pode ser prevenido através de cuidados adequados ao individuo, de orientação e educação, da atuação de cuidados qualificados e da disponibilidade de recursos para tal. . A pesquisa objetiva analisar a produção científica nacional, sendo uma revisão da literatura de artigos publicados entre os anos de 2010 e 2017, nas línguas portuguesa e inglesa. Como principais causas para o surgimento das LPP´s, destacam-se as condições nutricionais precárias, a falta de mudança de decúbito e a falta de conhecimento do familiar quanto a alternância de posições. Os cuidados mais enfocados pela equipe de enfermagem durante o tratamento devem ser as mudanças frequente de decúbito, a avaliação da hidratação da pele, os dispositivos para alternância de decúbito, a identificação do paciente para o risco, bem como o seu manejo, as ações da equipe de prevenção, o protocolo de internação e as pulseiras que identificam o risco. Em contraponto, como grandes dificuldades encontradas na assistência e prevenção das LPP´s estão o dimensionamento de pessoal e o comprometimento da equipe de enfermagem. O estudo permite concluir que a enfermagem está cumprindo o seu papel, mas toda equipe deve estar igualmente comprometida e equiparada para garantir o melhor para cada paciente


Referências:
SAATKAMP, Fernanda. Cuidados de enfermagem na prevenção às úlceras por pressão (UP´s) em pacientes hospitalizados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. CAVALCANTE, Tamires Barradas et al. Atualização de protocolo assistencial para prevenção de úlceras por pressão: prática baseada em evidências. Rev. enferm. UFPE on line, v. 10, n. 3 Suplementar, p. 1498-1506, 2016.