Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1316


1316

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL

Autores:
Layne Vivian de Oliveira Silva (layne.vivian1@gmail.com) (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ) ; Jomara Galvão da Silva (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ) ; João Pedro Pinheiro Nunes (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ) ; Karina Silva Araujo (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ) ; Nayane Karina Maciel Pinheiro (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ) ; Thamires Lucia Santos Tavares (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O pré-natal consiste no acompanhamento da gestante. A qualidade da assistência ao pré-natal permite um aprendizado para a gestante e sua família, bem como, a detecção de anormalidades maternas fetais que possam ser precocemente prevenidas ou atenuadas. Nesse contexto, entendendo a importância de um acompanhamento pré-natal de qualidade às gestantes, o enfermeiro surge como um profissional habilitado para esta atividade. OBJETIVO: Analisar a importância da assistência de enfermagem na atenção ao pré-natal. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, de abordagem bibliográfica baseada em levantamento de dados com caráter exploratório através de pesquisas científicas e manuais técnico do Ministério da Saúde. RESULTADOS: Os estudos permitiram constatar a relevância da assistência de enfermagem na atenção ao pré-natal, uma vez que, as habilidades técnicas/científicas desempenhada pelos enfermeiros estabelece uma relação de orientação, prevenção e tratamento durante a gestação, e contribuem para que as necessidades individuais dessas gestantes sejam atendidas. CONCLUSÃO: O desenvolvimento de um pré-natal adequado é de extrema importância para a saúde pública, pois reflete em outros níveis de cuidados, sendo os enfermeiros capacitados para conduzir tais habilidades, podendo contribuir com a melhoria no atendimento e colaborar com a qualidade na assistência às gestantes. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: As ações que os enfermeiros realizam no pré-natal, destacam sua importância para o bom resultado de um pré-natal adequado. DESCRITORES: PRÉ-NATAL; ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM; GESTAÇÃO.


Referências:
REFERÊNCIA: ARAUJO, S. M.; SILVA, M. E. D.; MORAES, R. C.; ALVES, D. S. A importância do pré-natal e a assistência de enfermagem. Revista Eletrônica de Ciências - v. 3, n. 2. Caruaru. julho-dez 2010.