Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1317


1317

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PORTADOR DO DIABETES MELLITUS TIPO I

Autores:
Layne Vivian de Oliveira Silva (layne.vivian1@gmail.com) (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ) ; Hilda Helena Moraes Tillmann (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ) ; Heloisa de Cássia Sousa da Mota (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ) ; Jomara Galvão da Silva (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ) ; Rosangela de Nazaré dos Santos Nascimento (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ) ; Thais Pompeu da Rocha (CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ)

Resumo:
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PORTADOR DO DIABETES MELLITUS TIPO I INTRODUÇÃO: O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia que pode resultar de defeitos de secreção e/ou ação da insulina. Apresenta alta morbi-mortalidade, com perda importante na qualidade de vida. OBJETIVOS: Discorrer sobre o estudo de uma paciente assistida no âmbito hospitalar, bem como, aplicar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), através da identificação dos Diagnósticos de Enfermagem e da elaboração de um Plano Assistencial baseado nos problemas de Enfermagem. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo estudo de caso, realizado em um Hospital no município de Belém do Pará. Foram realizadas pesquisas bibliográficas em artigos já publicados, manual do Ministério da Saúde e taxonomia da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) para dar subsídios teóricos ao estudo, além da utilização de um roteiro de entrevista para a elaboração do histórico de enfermagem. RESULTADOS: O estudo nos permitiu um número de sete diagnósticos de Enfermagem, possibilitando a elaboração de um plano assistencial que trabalhasse as Necessidades Humanas Básicas (NHB´s) afetadas da paciente. CONCLUSÃO: A elaboração de um Plano Assistencial de Enfermagem permite atender satisfatoriamente os agravos manifestados, garantindo uma reabilitação favorável do quadro. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A importância do trabalho da equipe de enfermagem frente aos cuidados prestados a um paciente portador do Diabetes Mellitus tem desempenhado um papel estratégico para a atenção integral e humanizada, contribuindo para o desenvolvimento das ações interdisciplinares na atenção à saúde.


Referências:
REFERÊNCIA: BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Cadernos de Atenção Básica, n. 36. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.