Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1334


1334

A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO DENTRO DE UMA UNIDADE CIRÚRGICA: UMA VISÃO ACADÊMICA

Autores:
Lhayse dos Santos Lopes (lhayse.lopes@hotmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Ana Raquel Gomes de Sousa (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Andreza Mayara da Silva Oliveira (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Bianca Cavalcante Brasileiro (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Janine Melo de Oliveira (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL) ; Paula Weslânnya Porto da Silva Farias (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Dentro de uma unidade cirúrgica, o enfermeiro encontra-se a frente desta unidade e é peça fundamental para que a equipe realize um bom trabalho (PEREIRA, 2013), tornando-se líder e coordenador das atividades, podendo atuar na supervisão e/ou assistência direta, envolvendo a admissão, permanência e avaliação para alta do cliente (GOMES, 2014). OBJETIVOS: relatar a experiência de discentes em enfermagem frente ao papel do enfermeiro responsável pelo centro cirúrgico. METODOLOGIA: relato de experiência realizado por estudantes do quarto ano de enfermagem durante as práticas supervisionadas em um centro cirúrgico de um hospital referência para o estado de Alagoas. RESULTADOS: durante o período em apreço, foi possível identificar e acompanhar a rotina e intervenções do enfermeiro em uma unidade cirúrgica, baseado num contexto cientifico, prático e ético, que vai desde técnicas privativas do mesmo, como por exemplo, cateterismo vesical de demora e antissepsia do local da cirurgia, como também exploração da estrutura física do ambiente e realização de procedimentos burocráticos que são necessários para o bom funcionamento e organização do setor. CONCLUSÕES: diante do exposto, pôde-se identificar a importância do enfermeiro dentro de uma unidade cirúrgica e, como sua função reflete de forma direta no bom funcionamento do setor, promovendo sempre uma assistência integral durante o período perioperatório. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: a inserção do enfermeiro no centro cirúrgico é de grande valia, tornando-se essencial para que o cuidado seja promovido. PALAVRAS-CHAVE: Centro Cirúrgico. Enfermagem Cirúrgica. Período Perioperatório.


Referências:
GOMES, L. C.; DUTRA, K. E.; PEREIRA, A. L. S. O enfermeiro no gerenciamento do centro cirúrgico. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery, n. 16, 2014. PEREIRA, F. C. C.; et al. Compreensão de enfermeiros de centro cirúrgico a respeito do seu processo de trabalho. Rev. pesqui. cuid. fundam., p. 5, 2013.