Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1342


1342

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DIANTE DA COINFECÇÃO HIV-HTLV: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Lorena Carine Dantas Moura (lorenacarineee@hotmail.com) (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Edmara Mendes de Araújo (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Jaysa Soares dos Santos (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Édija Anália Rodrigues de Lima (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Lívia Fernanda Ferreira Deodato (FASETE - Faculdade Sete de Setembro)

Resumo:
Introdução: A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sua manifestação clínica em fase avançada, ou síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA), ainda representam um problema de saúde pública de grande relevância na atualidade. Em contrapartida, o vírus linfotrópico de células T humano, tipo 1 e 2, apesar de trazer complicações significativas ao quadro clínico dos doentes, ainda é pouco discutido na comunidade científica. Estima-se que há aproximadamente 2,5 milhões de pessoas infectadas pelo HTLV. Objetivo: Relatar a vivência da assistência de enfermagem a paciente coinfectada pelo HIV e HTLV, durante estágio da graduação. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva. Resultados: Tanto o vírus HIV, quanto o vírus HTLV promovem enfermidades de caráter crônico e ascendente no cenário atual, que necessitam de maior enfoque para prevenção. O estágio permitiu corroborar a teoria adquirida, trazendo crescimento tanto profissional, quanto pessoal. Conclusões: Diante de uma experiência prática, espera-se que o conhecimento adquirido possa ser disseminado e abra perspectivas para novas pesquisas sobre a temática. Contribuições para a Enfermagem: Desvelar conhecimento científico para implementar práticas educativas no ambiente de assistência à saúde, visando a prevenção das doenças de transmissão sexual que se expressam de modo descontrolado. E assim, propor um olhar panorâmico ao cuidado de doentes em regime de internamento hospitalar. Descritores: HIV. Coinfecção. Cuidados de enfermagem.


Referências:
1. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE DST, AIDS E HEPATITES VIRAIS. Manual Técnico para o Diagnóstico da Infecção pelo HIV. 2013. Disponível em: Acesso em: 18 mar. 2017 2. CARNEIRO-PROIETTI. A. B. F. et al. Infecção e doença pelos vírus linfotrópicos humanos de células T (HTLV-I/II) no Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical n 35, p 499-508, set-out, 2002.