Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1353


1353

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES EM PUERPÉRIO IMEDIATO

Autores:
Luana dos Santos (luua1995@hotmail.com) (Universidade Tiradentes) ; Anne Larissa Passos Lima (Universidade Tiradentes) ; Bianca Almeida Santos (Universidade Tiradentes) ; Clécia Leite Santos (Universidade Tiradentes) ; Michelle Ribeiro Santos (Universidade Tiradentes) ; Fernanda Costa Martins Gallotti (Universidade Tiradentes)

Resumo:
Introdução: O período puerperal começa logo após a expulsão da maior parte do conteúdo do útero gravídico, podendo durar de 0 a 10 dias. A hemorragia pós-parto é uma das maiores complicações e causa de morbimortalidade materna em todo o mundo. Nesta perspectiva, o enfermeiro exerce um papel fundamental na assistência sendo necessário conhecimento teórico cientifico e habilidade pratica. Objetivos: Analisar através da revisão integrativa a importância da atuação da enfermagem na identificação de possíveis complicações no puerpério imediato. Metodologia: Revisão integrativa realizada na Biblioteca virtual de saúde, no período de 2010-2016, por meio de artigos científicos disponibilizados na integra, considerando idioma português, espanhol e inglês, utilizando os descritores: Puerpério; Complicações; Cuidado de enfermagem. Resultados: Os artigos apontam a importância do profissional enfermeiro nas intervenções realizadas durante o período puerperal, pois devem estar aptos a identificar o problema e resolvê-lo de forma eficaz e imediata aumentando as chances de vida. Contudo, os autores ressaltam a carência de capacitação para esses profissionais tanto por parte das instituições de saúde, como dos conselhos de saúde. Conclusão: Conclui-se que a assistência de enfermagem ao puerpério imediato é de extrema importância, tendo em vista a avaliação holística baseada em evidências possibilitando tomada de decisão rápida. Contribuições para enfermagem: As contribuições propõem uma reflexão profissional quanto à importância da presença do enfermeiro no puerpério imediato, assim como fortalece o desenvolvimento da pesquisa na área em questão.


Referências:
CASSIANO, A.N. et al. Percepção de enfermeiros sobre a humanização na assistência de enfermagem no puerpério imediato. Rev.pesqui.cuid. Fundam. (Online),p.2051-2060,2015.; ANDRADE, Maria Salomé. Assistência de Enfermagem na Hemorragia Pós-parto Imediato. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso.