Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1399


1399

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE ÀS SITUAÇÕES DE SEPSE: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Autores:
Maria Isabel Fontana (fontana@univali.br) (Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI) ; Bruna Kreutz (Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI) ; Adriano da Silva Acosta (Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI) ; Silmara da Costa Maia (Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI)

Resumo:
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE ÀS SITUAÇÕES DE SEPSE: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Introdução: A sepse vem sendo considerada uma das principais causas de morte nas Unidades de Terapia Intensiva, com incidência maior do que o infarto agudo do miocárdio e até de alguns tipos de câncer. O papel do enfermeiro é de fundamental importância, sendo o profissional responsável pela avaliação e cuidado, e por estar em contato contínuo com o paciente. Sendo assim a atualização constante se faz necessária visando um atendimento eficaz, que engloba a segurança e a recuperação daqueles que se encontram sob seus cuidados1. Objetivo: Analisar os artigos publicados por enfermeiros, sobre a atuação frente às situações de Sepse no período de 2008 a 2015. Metodologia: Constituiu-se no levantamento bibliográfico, nos bancos de dados BDENF, LILACS e SCIELO sobre a atuação do enfermeiro em situações de sepse. Resultados: Sete artigos referem-se ao tema Assistência de Enfermagem em situações de sepse, sete à pesquisa bibliográfica, dois a fatores de risco para Sepse, dois a perfil epidemiológico para sepse, e um compreende a prevenção de infecção. Nas categorias encontradas, nota-se maior relevância no enfoque dado à "Assistência de Enfermagem", e à "Pesquisa Bibliográfica" visto que o número de artigos analisados foram maiores nestas categorias, o que reforça a importância da atuação do profissional enfermeiro nas situações de Sepse. Contribuições: Através da realização deste estudo, identificou-se que é de grande importância o papel desempenhado pelo enfermeiro no que diz respeito ao processo de atuação frente à sepse, reconhecendo situações de agravos e propondo intervenções na gestão do cuidado ao paciente crítico. Descritores: Sepse; Infecção; Cuidados de enfermagem; Enfermagem.


Referências:
1. FERREIRA, R. G. S.; NASCIMENTO, J. L. Intervenções de enfermagem na sepse: saber e cuidar na sistematização assistencial. Revista Saúde e Desenvolvimento, v. 6, n. 3, p. 45-55, jul./dez. 2014.