Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1407


1407

Dialogando sobre Gestão em Saúde na Residência Multiprofissional: a experiência das rodas de conversa

Autores:
Maria Lucélia da Hora Sales (luceliahsales@gmail.com) (UNCISAL e Secretaria Municipal de Saúde-Maceió) ; Jinadiene da Silva Soares Moraes (Secretaria Municipal de Saúde de Maceió) ; Emilene Andrada Donato (UNCISAL e Secretaria Municipal de saúde-Maceió) ; Raphaela Rodrigues (UNCISAL) ; Kamilla Maria Novaes Correia (UNCISAL) ; Renata Soraya Silva Leão (UNCISAL)

Resumo:
Historicamente, a formação dos profissionais de saúde tem sido pautada no uso de metodologias conservadoras, tradicionais, fragmentadas, onde a acadêmia, tem buscado romper com esse paradigma, olhando para as Diretrizes Curriculares Nacionais, que apontam desde 2001 para uma formação crítica, reflexiva, exigindo mudanças de posturas, de projetos e de propostas curriculares, que venham de fato a atender ao perfil da formação, recomendado para a sociedade. O uso de metodologias ativas, tem sido uma busca constante dos cenários da formação, fato vivenciado na residencia multiprofissional em saúde da família, com a experiência das RODAS DE CONVERSA, trazendo as vivencias do estágio de gestão em saúde, realizado com os residentes, oportunizando-os na troca de conhecimentos, construindo de forma pró ativa o processo ensino aprendizagem. Nesse contexto, ¨o ato de aprender deve ser, portanto, um processo reconstrutivo, que permita o estabelecimento de diferentes tipos de relações entre fatos e objetos, desencadeando ressignificações/reconstruções e contribuindo para a sua utilização em diferentes situações¨. As Rodas de Conversa, ocorrem mensalmente, com a participação dos residentes e preceptores, onde ao longo das discussões se busca as evidências científicas para contextualizar e sistematizar a aprendizagem. Assim,¨ o processo ensino-aprendizagem é complexo, apresenta um caráter dinâmico e não acontece de forma linear como uma somatória de conteúdos acrescidos aos anteriormente estabelecidos¨.


Referências:
DEMO P. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petrópolis: Vozes; 2004. CYRINO EG, TORALLES ML. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad Saúde Pública 2004.