Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1420


1420

Diagnósticos de enfermagem em pacientes diabéticos de um hospital universitário

Autores:
Marília Cabral Pinheiro Carneiro (mariliacabral57@gmail.com) (Universidade Federal de Pernambuco) ; Maria Karina Lima dos Santos (Universidade Federal de Pernambuco) ; Raissa Caroline de Lima Brito (Universidade Federal de Pernambuco) ; Cibele Pessoa de Albuquerque Borba (Universidade Federal de Pernambuco) ; Cecília Maria Faria de Queiroz Frazão (Universidade Federal de Pernambuco) ; Adrian Thais Cardoso Santos Gomes da Silva (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:
Introdução: A Diabetes Mellitus é considerada um importante problema de saúde pública mundial devido às comorbidades que a acompanham e sua alta incidência. Portanto, o aprimoramento do processo de raciocínio clínico diagnóstico facilita o processo da doença e o seu tratamento.. Objetivo: Identificar os Diagnósticos de Enfermagem (DE) em pacientes com Diabetes Mellitus. Metodologia: Estudo descritivo realizado com 13 pacientes no setor de endocrinologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE), no período de agosto a dezembro de 2016. Para a obtenção dos dados dos pacientes, utilizou-se um instrumento de coleta vinculado ao Projeto de Extensão "Sistematização da Assistência de Enfermagem no HC/UFPE" aprovado sob parecer nº 187443.951.34240.29012015. Resultados: Dos diagnósticos de enfermagem presentes no instrumento de coleta, 69,2% dos pacientes apresentaram controle ineficaz da saúde, 7,7% apresentaram integridade da pele prejudicada e 100% apresentaram conhecimento deficiente. Conclusão: Os diagnósticos identificados evidenciam a necessidade da criação de alternativas a fim de promover a educação em saúde dos pacientes contribuindo para o processo e tratamento da doença. Contribuições para Enfermagem: Os resultados encontrados contribuem para que haja uma elaboração pelos enfermeiros de medidas mais eficientes para que se possa alcançar um aprimoramento da educação em saúde, trazendo melhorias na assistência de enfermagem. Descritores: Diabetes Mellitus; diagnóstico de enfermagem


Referências:
CRUZ, D. S. M. et al. Mothers of experiences in diabetic child. Escola Anna Nery, v. 21, n. 1, 2017. MALTA, D. C. et al. Factors associated with self-reported diabetes according to the 2013 National Health Survey. Revista de Saúde Pública, v. 51, 2017. CARVALHO, E. C; OLIVEIRA-KUMAKURA, A. R. S; MORAIS, S. C. R. V. Clinical reasoning in nursing: teaching strategies and assessment tools. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 70, n. 3, p. 662-668, 2017.