Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1425


1425

TIME DE RESPOSTA RÁPIDA: VIVÊNCIA E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores:
Marlene Ramos Euzebio (rammoseuzebio@gmail.com) (UNIGRANRIO) ; Juliene Alves Ferreira Fernandes (UNIGRANRIO) ; Maria da Luz Dias dos Santos (UNIGRANRIO) ; Simoni Dutra de Oliveira (UNIGRANRIO) ; Viviane Mendes Brito de Lima (UNIGRANRIO) ; Aline Mirema Ferreira Vitorio (UNIGRANRIO - EEUSP)

Resumo:
Introdução: Com o intuito de consolidar a formação, a Disciplina Estágio Supervisionado Integralizador é oferecida por uma instituição de ensino privada a estudantes de enfermagem, o qual mobiliza conhecimentos e habilidades através das vivências nos cenários de prática. Em um dos cenários, um hospital acreditado no que tange a qualidade e segurança na assistência à saúde, provocou nos estudantes autores deste estudo um ensino crítico e reflexivo, formando um profissional com foco na segurança e na qualidade da assistência. Objetivo: Relatar a vivência de estudantes de enfermagem sobre um treinamento de Time de Resposta Rápida em um serviço de saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, realizado em um Hospital Acreditado do Rio de Janeiro, no 1º semestre de 2017. Resultados: Foi realizada a semana de integração no hospital com apresentação dos protocolos, métodos e tecnologias utilizadas para a prestação do cuidado seguro. Dentre as tecnologias, destacamos o Time de Resposta Rápida (TRR), que consiste em uma equipe multidisciplinar treinada para atuar em situações adversas com abordagem no tratamento intensivo do paciente com sinais de agravamento clínico na unidade de internação, por meio de códigos estabelecidos para acionar o serviço.(1) Conclusão: Foi possível relacionar o conhecimento teórico-prático, desenvolver autonomia no âmbito hospitalar, ambientar com papel do enfermeiro em uma equipe, o TRR, além de compreender a importância do conhecimento cientifico, da habilidade aliada ao raciocínio rápido e tomada de decisão na promoção de uma assistência segura. Contribuições para enfermagem: Um estágio que possibilita a aproximação com tecnologias que garantam uma assistência qualificada pode ser uma estratégia de sucesso na formação de um enfermeiro.


Referências:
1. Lopes JL et al. Implantação dos Times de Reposta Rápida: experiência de um hospital de alta complexidade em cardiopneumologia. Revista da Sociedade Brasileira de, v. 10, n. 5, p. 394-7, 2012. Disponível em: http://www.sbcm.org.br/revistas/RBCM/RBCM-2012-05.pdf#page=29 acesso em 20/06/2017