Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1479


1479

Estudo de caso de paciente com Lúpus e infecção do trato urinário

Autores:
Pablo Henrique Araújo da Silva (pablohenrique1610@gmail.com) (Universidade Católica de Pernambuco) ; Sara Eduarda Santos Pinheiro (Universidade Católica de Pernambuco) ; Rebeca Yésua Vasconcelos da Silva (Universidade Católica de Pernambuco) ; Milena Ratacasso Coimbra (Universidade Católica de Pernambuco) ; Emilly Anne Cardoso Moreno de Lima (Universidade Católica de Pernambuco)

Resumo:
Introdução: O Lúpus eritematoso sistêmico é uma doença autoimune, inflamatória, crônica; o desenvolvimento da doença está ligado à predisposição genética. É uma doença rara, incidindo mais frequentemente em mulheres jovens, ou seja, na fase reprodutiva, numa proporção de nove a dez mulheres para um homem¹. A infecção do trato urinário é uma doença infecciosa muito comum, ocorre com maior impacto nas mulheres. A ITU está associada a várias condições clínicas e patológicas que afetam o trato urinário². Objetivo: Traçar diagnósticos de enfermagem de acordo com a Taxonomia II do Nanda I. Método: Estudo de caso realizado por meio de avaliação clínica de um paciente internado na enfermaria de clínica médica em um hospital escola. Foi realizada a anamnese e o exame físico detalhados do paciente. Posteriormente, todas as pistas foram levantadas e os diagnósticos foram traçados com base na Taxonomia II da North American Nursing Diagnoses Association - International³. Resultado: Foram feitos 2 diagnósticos: Domínio 3 (Eliminação e troca) - Constipação relacionada a hábitos de evacuação irregulares, e evidenciada por dor abdominal. Domínio 3 (Eliminação e troca) - Eliminação urinária prejudicada relacionada a infecção do trato urinário, evidenciada por disúria. Conclusão: A identificação dos diagnósticos de enfermagem favorecerá o direcionamento dos cuidados. Contribuições: Por meio do diagnóstico de enfermagem é possível obter um tratamento mais eficaz direcionado às reais necessidades do paciente, além de contribuir para identidade profissional da enfermagem. Descritores: Diagnóstico de enfermagem; Lúpus eritematoso sistêmico; infecção do trato urinário; Cuidados de enfermagem


Referências:
1. Rus V, Hochberg MC A epidemiologia do lúpus eritematoso sistêmico.. In: Wallace DJ, Hahn BH, editors. Dubois lupus eritematoso. 6th ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2002. p.66-83 2. Valiquette L. Infecções do trato urinário em mulheres. Can J Urol 2001;8:6-12 3. North American Nursing Diagnosis Associantion. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2015-2017. Porto Alegre (RS): Artmed; 2015.