Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1487


1487

PARTICIPAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NA LIGA ACADÊMICA DE SAE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Pedro de Moraes Quadros (pemoraess@gmail.com) (Universidade Nilton Lins (UNINILTONLINS)) ; Carla Rebecca da Silva Campos (Universidade Nilton Lins (UNINILTONLINS)) ; Eliane Campos Alves (Centro Universitário do Norte (UNINORTE))

Resumo:
INTRODUÇÃO: Os fundamentais glossários da língua portuguesa definem liga acadêmica como aliança ou união dos estudantes (SANTANA, 2012). Segundo a resolução 358/2009 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) o Processo de Enfermagem (PE) deve ser implementado nos ambientes públicos e privados onde ocorra assistência de enfermagem. O PE é uma ferramenta fundamental para fixar-se uma teoria de enfermagem na prática (TANNURE e GONÇALVES, 2010). OBJETIVO: Relatar a participação acadêmica na Liga Amazonense de Sistematização da Assistência de Enfermagem (LASAE). METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a participação na LASAE entre os anos de 2016 e 2017. RESULTADOS: Após processo seletivo, 15 acadêmicos de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) foram integrados aos 18 discentes responsáveis à fundação da liga. A experiência ocorreu nas dependências da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), a metodologia utilizada no processo de ensino-aprendizagem, foram aulas teóricas baseadas em estudos de casos e como complementação, teleconferências com experts na temática. Posteriormente, foram realizados estágios em um hospital referência em doenças infectocontagiosas no Amazonas, onde foram aplicados na prática os conhecimentos adquiridos. CONCLUSÃO: A experiência em participar da liga de SAE, auxiliou no aprimoramento dos conhecimentos a cerca da aplicação do PE de forma resolutiva frente aos problemas de saúde dos pacientes assistidos. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A liga propiciou aos acadêmicos familiaridade com o PE, utilizando o raciocínio clínico de forma a torná-los aptos para o mercado de trabalho e para prestação de uma assistência qualificada. DESCRITORES: SAE. Diagnóstico de Enfermagem. Cuidados de Enfermagem.


Referências:
REFERÊNCIAS: COFEN. Resolução 358/2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. Brasília, DF, 2009. Disponível em:. Acesso em: 20 jun. 2017. SANTANA, A.C.D.A. Ligas acadêmicas estudantis. O mérito e a realidade. Rev. Medicina (Ribeirão Preto) 2012; n.45 v.1. p.96-8. Disponível em:. Acesso em 20 jun. 2017. TANNURE, M. C.; GONÇALVES, A. M. P. SAE: Sistematização da Assistência de Enfermagem/Guia Prático. 2. ed. Guanabara Koogan, 2010.