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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1498


1498

ATUAÇÃO DA ENFERMEIRA DOCENTE EM UM CENTRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE ALAGOANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Rafaela Lira Mendes Costa (rafaelaliramc@gmail.com) (Universidade Federal de Alagoas - UFAL)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O ensino profissionalizante tem sofrido mudanças significativas, particularmente os cursos de nível técnico em enfermagem, que passaram de uma formação essencialmente tecnicista para um ensino globalizado.¹ Nesse contexto, é preciso que o docente tenha um conhecimento e domínio pedagógico aprofundado.² OBJETIVO: Descrever a atuação da enfermeira docente em um centro de ensino profissionalizante alagoano. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, ocorrido no Centro de Ensino Profissionalizante de Alagoas (CEPROAL), em Arapiraca-AL, durante as atividades pedagógicas desenvolvidas por uma enfermeira no período de janeiro à julho de 2017. Através de aulas teórico-práticas, seminários e rodas de conversa, a docente envolveu a participação dos estudantes, instigando as discussões e os questionamentos sobre as temáticas que eram abordadas, a fim de que os alunos chegassem ao pleno entendimento. RESULTADOS: Evidenciou-se que a enfermeira se sentiu entusiasmada e gratificada pelo trabalho exercido na educação em enfermagem, já que foram construídas boas relações com os estudantes. CONCLUSÕES: Logo, a docente se tornou peça fundamental no processo de ensino e aprendizagem, encontrando nessa missão o prazer de ensinar enfermagem, buscando inovações e mudanças necessárias ao bom desempenho dos discentes. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O exercício da docência permite que a enfermeira amplie sua qualificação profissional, formando, assim, técnicos em enfermagem com maior competência, o que gera melhor qualidade na assistência e aumento do grau de satisfação dos pacientes. Descritores: Educação em Enfermagem, Ensino, Aprendizagem.


Referências:
1 JÚNIOR, M.A.F; GRÍGOLI, J.A.G; IVO, M.L. Ensino por competências em enfermagem: interpretações e práticas pedagógicas. Rev. Enferm. Cent. O. Min. 2011 Abr-Jun; 1(2): 143-153. 2 FROZONI, R.C; SOUZA, M.C.B.M. Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: perfil sócio econômico dos professores de um município do estado de São Paulo. Rev. Eletr. Gestão & Saúde. 2013 Mar; 4(2): 1958-1971.