Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1508


1508

AÇÕES DE ENFERMAGEM AO PACIENTE VÍTIMA DE QUEIMADURAS

Autores:
Raquel Ferreira Lopes (raquelloppes@gmail.com) (Universidade Federal de Alagoas/Faculdade de Tecnologia de Alagoas) ; Claudia Rosana Oliveira dos Santos (Faculdade Estácio de Alagoas) ; Mirlene Santos da Silva (Faculdade Estácio de Alagoas) ; Elaine Khristine da Rocha Monteiro (Faculdade Estácio de Alagoas)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Queimaduras são lesões na pele que são ocasionadas por exposição do corpo à ação direta ou indireta de uma fonte de calor, causando destruição parcial ou total da pele ou atingir camadas mais profundas como tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos. OBJETIVO: analisar a partir da literatura científica as ações de enfermagem aos pacientes vítimas de queimaduras. METODOLOGIA: O presente artigo trata de uma revisão de literatura integrativa, nas bases de dados Lilacs, Scielo, BDENF e Pubmed, através dos DecS/MesH: Queimaduras, Burns, Enfermagem, Nursing e Cuidados de Enfermagem, Care Nursing". Os critérios de inclusão foram: artigos disponíveis na íntegra, nos idiomas português, Inglês e Espanhol, publicados entre 2010 a 2016, e como critérios de exclusão: dissertação, teses, textos não disponíveis na íntegra, reportagens, capítulos de livros, notícias, artigos que não respondam a questão de pesquisa, estudos duplicados nas bases de dados e estudos secundários, do tipo revisões de literatura. RESULTADOS: a amostra foi composta por 6 artigos que atendiam aos critérios de inclusão/exclusão. Sob a ótica da organização do cuidado aos pacientes queimados, as ações do enfermeiro estão relacionadas a três eixos principais: o assistencial que se refere ao controle dos sinais vitais do paciente, o educacional envolve as orientações ao paciente, seus familiares, equipe de enfermagem e todos os envolvidos no processo e o eixo gerencial que se refere as ações de coordenar a equipe, o setor, e os cuidados ao paciente. CONCLUSÕES: As ações de enfermagem em pacientes vítimas de queimaduras contribuem para minimizar a dor física, emocional e medo do desconhecido, otimizando um laço de confiança e respeito. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: possibilitou refletir sobre as possibilidades de cuidado ao paciente queimado, visando seu bem-estar e contribuindo de forma inovadora para melhoria da assistência prestada a estes pacientes. DESCRITORES: Queimaduras. Enfermagem. Cuidados de Enfermagem.


Referências:
OLIVEIRA, T.S.; MOREIRA, K.F.A.; GONÇALVES, T.A.;Assistência de enfermagem com pacientes queimados. Rev Bras Queimaduras, v. 11, n. 1,2012. jan-mar.2012. Disponível em:. Acesso em: 16 maio 2016. NOGARIO, A.C.D.; BARLEM, E.L.D.; BARLEM, J.G.T.; LUNARDI, V.L.; RAMOS, A.M.; OLIVEIRA, A.C.C.;Ações dos enfermeiros no exercício da advocacia do paciente internado em um centro de queimados. Rev Esc Enferm USP,v.49, n. 4,ago-mar. 2015. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v49n4/pt_0080-6234-reeusp-49-04-0580.pdf>. Acesso em:11 set 2016. PINHO, F.P.; AMANTE, L.N.; SALUN, N.C.; SILVA, R.; MARTINS, T. Guideline das ações no cuidado de enfermagem ao paciente adulto queimado. Rev Bras Queimaduras, v. 15, n. 1, p 13-23, abri-jun. 2016. Disponível em:. Acesso em:17 de out. 2016.