Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1515


1515

A BIOÉTICA E AS PRÁTICAS DA ENFERMAGEM: UMA PEQUENA REFLEXÃO

Autores:
Renata Fernandes do Nascimento Rosa (enfermeirarenatafernandes@gmail.com) (FASETE/ UFAL) ; Regina Maria dos Santos (UFAL) ; Josefa Rita da Silva (UFAL) ; Pedro Felipe Torres Ferreira (FASETE) ; Eliane Alves de Araújo (FASETE)

Resumo:
Introdução: As práticas da enfermagem moderna surgem baseadas em mitos e crenças, eram executadas por pessoas leigas, sem nenhum conhecimento cientifico, onde pregavam a solidariedade e a doação ao outro. Posteriormente a enfermagem foi reconhecida como prática social e um campo da ciência que trabalha com o cuidado ao ser ou ao coletivo. Este cuidado deve ser permeado por princípios da bioética. Objetivo: refletir sobre a importância da bioética para a prática da enfermagem. Metodologia: Foi realizado através de uma revisão de literatura, onde inicialmente foi feito um levantamento do material sobre o assunto em livros e na base de dados google acadêmico, posteriormente foi realizado a leitura inicial deste material selecionado. Após, foi realizada uma leitura exaustiva para contemplar o objetivo do trabalho. Resultado: O material selecionado mostrou que até pouco antes da virada do século XX, as discussões no âmbito da Bioética em países da América Latina não acompanhavam os rápidos avanços cientifico e sociais vivenciados pelo restante do globo. Foi considerado em diversos artigos que a bioética é capaz de refletir a realidade sócio-cultural brasileira, e que a enfermagem como profissão, uma prática social tem o dever de conhecer a bioética na formação, técnica e na graduação. Conclusão: este artigo foi capaz de concluir que se torna imprescindível as discussões sobre bioética durante a formação dos profissionais da enfermagem. Bem como, que as práticas realizadas pelos enfermeiros e técnicos de enfermagem dever ser imbricadas dos princípios éticos e bioéticos. Contribuições para enfermagem: a contribuição deste trabalho foi refletir sobre a necessidade de conhecer a bioética para um melhor fazer das práticas de enfermagem.


Referências:
ATKISON, L.D.; MURRAY, M. E. Fundamentos de enfermagem: introdução ao processo de enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. BATISTA, R. S. et al. (Bio)ética e estratégia saúde da família: mapeando problemas. Saúde Soc. São Paulo, v.24, p.113-128, 2015. BERTI, Heloísa Wey. Da percepção de impotência à luta por justiça na assistência à saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v.16, p. 2271-2278, 2011