Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1525


1525

PRIMEIROS SOCORROS PARA CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Autores:
Rodrigo Quaresma Sacramento (muriloenfermagem@gmail.com) (Faculdade de Macapá - FAMA) ; Murilo Garcia Lopes (Faculdade de Macapá - FAMA) ; Fábio de Souza Corrêa (Faculdade Estácio de Macapá) ; Vânia Almeida de Brito (Faculdade Estácio de Macapá) ; Ana Paula Leão de Fárias (Faculdade Estácio de Macapá) ; Patrício da Silva Almeida (Faculdade de Macapá - FAMA)

Resumo:
O papel do enfermeiro no processo de ensino-aprendizagem sobre primeiros socorros para crianças em idade escolar é de suma importância. Pois, estas crianças, são capazes de avisar, prevenir e ajudar em diversas situações, desde que tenham orientação adequada. O objetivo é analisar os estudos desenvolvidos na literatura cientifica nacional que abordam o ensino dos primeiros socorros para crianças e refletir acerca da importância do enfermeiro no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma revisão da literatura nacional, entre 2007-2016, caráter qualitativo-exploratório. Dentre os resultados, foram identificados por busca eletrônica (796) artigos, após leitura dos títulos e resumos disponíveis foram excluídos (780) artigos, dentre os quais encontravam-se resumos indisponíveis (n=2), repetidos (n=12), incompletos; normas técnicas; editoriais (719), não abordavam a temática (n=7) e em outros idiomas (n=40). Feito leitura completa dos artigos potencialmente relevantes (n=16), foram excluídos artigos em outro idioma (n=1) e aqueles com dados insuficientes para análise (n=5). Assim, foram selecionados para análise da temática (n=10) artigos. O Enfermeiro configura-se como profissional qualificado para o ensino dos primeiros socorros para crianças em idade escolar. Este trabalho visa contribuir para enfermagem brasileira no âmbito do conhecimento e habilidade que compõe a identidade profissional da enfermagem, o qual identifica a relevância da profissão no ensino dos primeiros socorros. DECs Bireme: Primeiros socorros; crianças; Enfermagem.


Referências:
Oliveira RC. O enfermeiro e os primeiros socorros para crianças. Rev. Eletr. Facimed. 2011; 5(3): 95-100. Souza LM. Primeiros socorros para crianças. Acta Paul Enferm. 2013; 18 (2): 220-5. Stocco JA. O enfermeiro na educação escolar ensinando noções básicas de primeiros socorros. 2011; 3(3): 363-370. Martins JA. Construindo noções de primeiros socorros com crianças. Rev. Cien Biol e Saúde. 2015; 25(1): 100-05. Terassi M. A percepção do ensino fundamental sobre PCR. 2015; 36(1): 99-108.