Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1527


1527

Cuidados de Enfermagem a Paciente com Doença Cardiovascular:Infarto Agudo do Miocárdio

Autores:
Rosangela de Nazaré dos Santos Nascimento (rosabel_tec@hotmail.com) (Centro Universitário do Pará (CESUPA)) ; Almirene da Silva Campos Viegas Machado (Centro Universitário do Pará (CESUPA)) ; Hozana Amanda dos Santos Nascimento (Centro Universitário do Pará (CESUPA)) ; Jamayama de Nazaré Abreu Cordeiro (Centro Universitário do Pará (CESUPA)) ; Jomara Galvão da Silva (Centro Universitário do Pará (CESUPA)) ; Layne Vívian de Oliveira Silva (Centro Universitário do Pará (CESUPA))

Resumo:
CUIDADOS DE ENFERMAGEM A PACIENTE COM DOENÇA CARDIOVASCULAR: INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO. INTRODUÇÃO: O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) também conhecido como "ataque cardíaco" consiste na morte do músculo cardíaco (miocárdio) resultante de isquemia grave prolongada, onde as artérias coronárias, vasos sanguíneos que irrigam o miocárdio, podem apresentar depósito de gordura e cálcio, levando a uma obstrução e comprometendo a irrigação do coração, causando alguns sintomas ou falência do órgão. OBJETIVO: Identificar os principais diagnósticos de enfermagem segundo a Nort American Nursing Diagnosis Association (NANDA 2015-2017) e as Necessidades Humanas Básicas afetadas. METODOLOGIA: Qualitativo descritivo baseado, em pesquisa de campo, participou do estudo uma paciente vítima de infarto agudo do miocárdio que encontrava-se internada na unidade de emergência cardiológica, de um hospital de referência localizado em Belém-PA. RESULTADOS: O trabalho permitiu a identificação das NHBs afetadas da paciente, dentre as quais foram correlacionadas aos problemas e diagnósticos de enfermagem, em seguida elaborado o Plano Assistencial que se trata de uma diretriz importante para a enfermagem. 1) Risco de infecção; 2) Limitação no movimento físico independente e voluntário do corpo ou de uma ou mais extremidades; 3) Dor aguda; 4) Déficit no autocuidado; 5) Risco para Confusão Aguda. CONCLUSÃO: O estudo ratifica-se a importância do enfermeiro para elaboração da sistematização da assistência de enfermagem (SAE), que chega à unidade de urgência e emergência com diagnóstico de infarto do miocárdio, possibilitando assim um plano de cuidado favorável para sua reabilitação e reestruturação do dano ao meio social, sendo capaz de avaliar, implementar e reavaliar os resultados e adequar o tratamento de acordo com as necessidades de cada paciente.  


Referências:
Nort American Nursing Diagnosis Association: Diagnósticos de enfermagem. Definições e classificação - 2001-2002. Trad. Jeanne Liliane Marlene Michel. Porto Alegre: Artmed: 2012. ROBBINS.; COTRAN. Patologia bases patológicas das doenças. Elsevier / medicina nacionais, 8 ed. 2011