Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1534


1534

Assistência de Enfermagem à Gestante com Traumatismo Raquimedular - Estudo de Caso

Autores:
Sara Maria dos Santos Costa (saramscosta22@gmail.com) (Universidade Federal de Alagoas - campus Arapiraca) ; Maria Eduarda G.b.s. do Amaral (Universidade Federal de Alagoas - campus Arapiraca) ; Jefferson wladimir Tenório de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas - campus Arapiraca) ; José César de Oliveira Cerqueira (Universidade Federal de Alagoas - campus Arapiraca) ; Keila Cristina P.n. Oliveira (Universidade Federal de Alagoas - campus A. C. Simões) ; Evanio da Silva (Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly)

Resumo:
A gestante traumatizada é uma paciente peculiar, pois são vitimadas duas pessoas simultaneamente e as respostas frente ao trauma são comprometidas pelas alterações fisiológicas próprias da gestação, necessitando de uma assistência de enfermagem sistematizada1,2. Objetivo: Elaborar um plano de cuidados para uma paciente gestante que sofreu um traumatismo raquimedular. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso, realizado no período de outubro a dezembro de 2016 na UTI do Hospital de Emergência do Agreste. Para a coleta de dados, foram utilizados prontuários, observação e exame físico. Para a elaboração dos diagnósticos e intervenções de enfermagem foi utilizada a CIPE versão 2. Resultados: A ocorrência da lesão medular levou à interrupção precoce da gestação e o recém-nascido foi a óbito poucos dias após a cesariana. Os principais diagnósticos e intervenções de enfermagem para este caso estão dispostos no quadro 1. Considerações finais: Considera-se a importância deste caso para pesquisas posteriores, devido a sua complexidade e obstáculos enfrentados pela equipe de um hospital de emergência, além de reforçar a importância do Processo de Enfermagem (PE) como método científico no planejamento, implementação e avaliação do cuidado, sendo um instrumento fundamental no trabalho do enfermeiro. Descritores: Cuidados de enfermagem. Gestantes. Traumatismos da medula espinal.


Referências:
1. FONSECA, M.G. et al. O atendimento à gestante vítima de trauma. EFDeportes.com, Revista Digital. 2013.  2. CAFER, C.L. et al. Diagnósticos de enfermagem e proposta de intervenções para pacientes com lesão medular. Acta Paul Enferm. 2005