Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1556


1556

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO COM OSTEOARTRITE COM ÊNFASE NA SAÚDE COLETIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Stefânia Cavalcante dos Santos (scavalcantesj@gmail.com) (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Alice Florencio Feijo (Centro Universitário Tiradentes) ; Wandelyce da Silva Moraes (Centro Universitário Tiradentes) ; Laisa Kaliny Pereira da Silva (Centro Universitário Tiradentes) ; Barbara Regia de Oliveira Araujo (Centro Universitário Tiradentes)

Resumo:
Relato de experiência sobre o processo fisiopatológico conjuntamente com a aplicação de um plano de cuidados de enfermagem frente a uma paciente idosa com osteoartrite no contexto da visita domiciliar na atenção básica. A principal proposta tem por objetivo intervir na situação de saúde da pessoa com a intenção de identificar padrões de cuidados e autocuidados recebidos. Portanto, as orientações foram baseadas na supervisão da dor, nos cuidados relacionados ao risco de queda, no comprometimento da mobilidade, no risco para depressão, na melhoria quanto a socialização e em intervenções voltadas para melhor qualidade de sono, diminuição de estresse e orientações quanto a participação familiar junto a essa pessoa. No planejamento notou-se a necessidade de um enfoque minucioso quanto a implementação de um plano de intervenção familiar, com abordagem do contexto de vida da idosa, com intuito de ampliar a socialização indivíduo/comunidade. Sendo assim, constatou-se a problemática quanto ao entendimento da patologia pela idosa e seus familiares, como também a deficiência da atuação da Enfermagem no que tange a osteoartrite e a prática de planos de ação na Unidade Básica de Saúde. Posto que, a Enfermagem tem papel relevante na prevenção e orientação à assistência básica na saúde do idoso, com o objetivo de auxiliar a busca do bem estar.


Referências:
ALBUQUERQUE, Giselle. Análise da eficácia de um protocolo de intervenção fisioterapêutica em pacientes acometidos por osteoartrite de joelho. ISSN 1678-8265. Paraná, 2004. Acesso em 30 de março de 2017.   ARAUJO, Joicilene Gonçalves; MEJIA, Dayane Priscila Maia. A Fisioterapia na artrose de joelho em pacientes da terceira idade: Uma revisão de literatura. 2003. Acesso em 30 de Março de 2017. http://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/32/141_-_A_Fisioterapia_na_artrose_de_joelho_em_pacientes_da_terceira_idade_-_Uma_revisYo_de_literatura.pdf  ROSIS, Roberta Garcia, MASSABKI, Paulo Sérgio, KAIRALLA, Maisa. Osteoartrite: avaliação clínica e epidemiológica de pacientes idosos em instituição de longa permanência. Revista Brasileira de Clínica Médica. 2010. Acesso em 30 de Março de 2017. http://files.bvs.br/upload/S/1679-1010/2010/v8n2/a003.pdf