Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1566


1566

Ações de enfermagem na promoção da segurança do paciente cirúrgico: um estudo de revisão

Autores:
Talita Lucio Chaves Vasconcelos (talitaluciochaves@hotmail.com) (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA/UFAL) ; Danielly Acioli Galvão de Souza (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA/UFAL) ; Wanderlei Barbosa dos Santos (Universidade Federal de Alagoas) ; Thaís Honório Lins Bernardo (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A assistência de enfermagem no período perioperatório é um processo dinâmico que exige constantemente o planejamento de intervenções que previnam complicações decorrentes do procedimento anestésico cirúrgico visando à segurança do paciente. OBJETIVO: Analisar a produção científica atual referente à atuação da enfermagem perioperatória na promoção da segurança do paciente. MÉTODO: Trata-se de uma revisão de literatura. O levantamento bibliográfico foi realizado no mês de junho de 2017 através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), utilizando-se como DeCS: Segurança do Paciente e Enfermagem perioperatória, cruzados pelo operador boleano AND. Foram utilizados como critérios de inclusão: artigos na língua portuguesa, inglesa e espanhola, publicados entre 2012 e 2017, disponíveis na íntegra online. Foram excluídos os artigos publicados antes de 2012 e não disponíveis na íntegra. RESULTADOS: Foram encontrados 176 artigos no total e, segundo os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 69 artigos para leitura. Os estudos encontrados enfatizam a necessidade de profissionais qualificados para prestarem assistência ao paciente cirúrgico. As ações de enfermagem devem estar pautadas: na atenção redobrada nos processos e técnicas realizadas, manter o paciente informado em todo momento, bem como realizar ações educativas com o paciente e sua equipe. CONCLUSÕES: Na perspectiva da Enfermagem, a segurança do paciente é um componente essencial na assistência. Assim, é essencial que os enfermeiros que atuam em Centro Cirúrgico estejam atualizados acerca das evidências científicas e boas práticas vigentes de forma que sua assistência seja segura, eficaz e de qualidade.


Referências:
HENRIQUES, A.H.B; COSTA, S.S; LACERDA, J.S. Assistência de enfermagem na segurança do paciente cirúrgico: revisão integrativa. Cogitare Enferm. 2016 Out/dez; 21(4): 01-09. BEZERRA, A.L.Q, et al. Satisfação dos usuários com a segurança na assistência de enfermagem. Rev enferm UFPE on line. 2017 fev; 11(Supl. 2):915-21.