Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1577


1577

ADVERSIDADES ENFRENTADAS POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM CAMPOS DE PRÁTICAS HOSPITALARES

Autores:
Tayná Dias de Lima (tainadias78@hotmail.com) (Escola Superior da Amazônia) ; Lucivania dos Santos Almeida (Universidade do Estado do Pará) ; Annela Isabell Santos da Silva (Universidade do Estado do Pará) ; Igor Almeida de Freitas (Universidade do Estado do Pará)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O primeiro contato entre os discentes de enfermagem e a área hospitalar é um fator desencadeante de tensões e ansiedades. As aulas práticas no campo hospitalar são de grande valor para a formação, pois, propiciam que o aluno vivencie diferentes situações cotidianas assim como as adversidades presentes no Sistema Único de Saúde (SUS), colocando-o em frente a extremos de saúde e doença e também a realidade concreta e atual no Brasil1. OBJETIVO: Relatar as experiências de acadêmicos de Enfermagem em campos de práticas hospitalares. METODOLOGIA: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, na modalidade relato de experiência, realizado durante as aulas práticas hospitalares em cinco diferentes hospitais da região metropolitana de Belém/PA. RESULTADOS: Observou-se, principalmente, na maioria dos hospitais, problemas relacionados a superlotação de acadêmicos oriundos de diferentes Instituições de Ensino Superior, a não receptividade por parte das equipes de enfermagem, porém, principalmente das equipes médicas, a dissociação entre teoria científica e a realidade do sistema público de saúde, condutas dos profissionais e também a falta de materiais para a realização de procedimentos de enfermagem. CONCLUSÃO: Os problemas encontrados são obstáculos a serem vencidos pelos acadêmicos, porém, não se configuram como barreiras para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: É importante refletir acerca do cenário dos campos de práticas onde são formados os futuros profissionais de saúde e como isto irá repercutir no futuro do SUS. Devemos procurar oportunizar condições de aprendizagem dignas e humanizadas. DESCRITORES: Estudantes de Enfermagem; Estágio; Hospitalar.


Referências:
1. Casate, JC; Corrêa, AK. Vivências de alunos de enfermagem em estágio hospitalar: subsídios para refletir sobre a humanização em Saúde. RevEscEnfermUSP, 2006. 40(3).