Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1584


1584

A assistência de enfermagem obstétrica à luz da teoria dos cuidados de Kristen Swanson

Autores:
Thais da Costa Oliveira (enfthais.costa@outlook.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Andressa Letícia Lopes da Silva (Universidade Federal de Alagoas) ; Joice Fragoso da Silva Oliveira (Universidade Federal de Alagoas) ; Elainey de Albuquerque Tenório Pereira (Universidade Federal de Alagoas) ; Maria Cristina Soares Figueiredo Trezza (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: A Teoria dos Cuidados é fundamentada na capacidade de prestar cuidados, estando apoiada no pressuposto de que o cuidado é um fenômeno de enfermagem. Os cuidados de enfermagem são resultantes de uma dedução lógica, de uma explicação científica e da interrelação entre enfermeira e cliente e muitas vezes não são necessariamente vistos, mas sentidos pelas pessoas que recebem este cuidado, o que implica em uma responsabilidade ética e moral do profissional. Objetivo: refletir acerca da assistência de Enfermagem obstétrica fundamentada na Teoria dos Cuidados, de Kristen Swanson. Método: trata-se de um estudo reflexivo que aborda a estrutura do cuidado proposta por Kristen Swanson correlacionada à prática assistencial de Enfermagem obstétrica. Resultados: a teoria dos Cuidados, relacionada aos processos que dão significado ao cuidado - manter as crenças, conhecer, estar com, fazer por e possibilitar, na prática assistencial materno infantil contribui para o fortalecimento dos fundamentos teóricos e filosóficos que amparam a assistência de Enfermagem. Conclusão: O presente artigo possibilitou um processo reflexivo voltado à assistência de enfermagem obstétrica de acordo com a teoria dos cuidados de Kristen Swanson fundamentando essa assistência e favorecendo o cuidado de enfermagem voltado às boas práticas obstétricas. Descritores: Enfermagem materno-infantil; Teoria de Enfermagem; Processos de Enfermagem.


Referências:
Swanson KM. Nursing as Informed Caring for the Well-Being of Others. IMAGE: Journal of Nursing Scholarship [Internet]. 1993 Mar [acesso 2016 Ago 11]. 25(4): 352-357