Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1620


1620

A Enfermagem em UTI Oncológica e o relacionamento com o paciente: Revisão Integrativa da Literatura

Autores:
Vivian Cristina Gama Souza Lima (vcgslima@gmail.com) (INCA) ; Natalia Beatriz Lima Pimentel (INCA) ; Tássia Fernanda da Fonseca Santos (INCA) ; Lidiane Fidelis (INCA)

Resumo:
Introdução: A enfermagem realiza o cuidado do paciente hospitalizado, lidando com o adoecimento e as necessidades face o processo de morrer.1 A estrutura de uma UTI dificulta as práticas das relações afetivas e emocionais da família deixando-a mais apreensiva e angustiada. As características tecnológicas da UTI tornam prioritários os procedimentos técnicos pelos profissionais.2 Objetivo: Identificar na Literatura evidências sobre a relação profissional-paciente crítico em Oncologia. Método: Revisão integrativa da Literatura realizada em Maio de 2017 na Biblioteca Virtual em Saúde utilizando os descritores: Cuidados Críticos,Unidade de Terapia Intensiva, Oncologia e Enfermagem, incluídos artigos publicados nos últimos 5 anos, nas línguas Inglês, português e Espanhol, excluídos os que não estavam disponíveis na íntegra, sendo encontrados 8 artigos. Destes, excluiu-se 2 por não tratarem da temática, totalizando 6 artigos para análise. Resultados: Emergiram 3 categorias: "O profissional de Enfermagem e a morte" - verificou-se que grande parte dos profissionais se utiliza da religiosidade para lidar com este sofrimento, "A enfermagem e a família" - trata-se tanto do distanciamento da família devido a grande demanda tecnológica, quanto a promoção do conforto ao familiar e "Estressores para a Enfermagem" - onde se discutiu a questão do desgaste emocional profissional. Conclusão: Aspectos subjetivos envolvem a relação entre a equipe de enfermagem e o paciente crítico em oncologia. Estudos devem ser feitos a fim de encontrar propostas que contribuam para o bem-estar do profissional e do paciente/família. Descritores: Cuidados Críticos; Unidade de Terapia Intensiva; Oncologia; Enfermagem


Referências:
1- Silva RS, Pereira Á, Mussi FC .Conforto para uma boa morte: perspectiva de uma equipe de enfermagem intensivista. Esc Anna Nery 2015;19(1):40-46 2- Bettinelli LA, Erdmann YAL. Internação em unidade de terapia intensiva e a família: perspectivas de cuidado. Avances en enfermería, 27(1):15-21, ene.-jul. 2009.