Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1660


1660

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM SEÇÃO DO ESTADO DA GUANABARA (1960)

Autores:
Kyvia Rayssa Bezerra Teixeira (kyvia_sax@hotmail.com) (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Tânia Cristina Franco Santos (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo:
Objeto: primeiros reflexos da transferência da capital federal para Brasília na Associação Brasileira de Enfermagem Seção do Estado da Guanabara, no início dos anos 1960. Objetivos: Descrever as circunstâncias que determinaram a migração da capital federal do Brasil para Brasília; analisar os primeiros reflexos dessa transferência para a Associação Brasileira de Enfermagem Seção do Estado da Guanabara. Metodologia: as fontes utilizadas são documentos escritos do acervo da atual Associação Brasileira de Enfermagem Seção Rio de Janeiro, analisadas em conformidade com o método histórico. Os conceitos de habitus, campo, capital simbólico e poder simbólico de Pierre Bourdieu são as referências analíticas do estudo. Resultados: a transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília teve repercussões importantes na Associação Brasileira de Enfermagem Seção Distrito Federal, a começar pela mudança de denominação, a qual passou a denominar-se Associação Brasileira de Enfermagem Seção do Estado da Guanabara, acompanhando a nova condição da cidade do Rio de Janeiro, que deixa de ser capital federal para passar a compor uma cidade-estado, situação única no país. Implicações para a enfermagem: Preservação da memória e da identidade profissional.


Referências:
1. Barbosa, MFL; Ferreira, MA. Associação Brasileira de Enfermagem - seção Rio de Janeiro: um pouco de sua história. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 54, n. 2, p. 328-339, jun. 2001. 2. Carvalho, AC. Associação Brasileira de Enfermagem: 1926-1976: documentário. 2 ed. Brasília: ABEn Nacional, 2008. 3. Teixeira, KRB. Associação Brasileira de Enfermeiras Diplomadas Seção do Distrito Federal: Criação e Implantação (1946 - 1949). 2015. 101f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.