Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1666


1666

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM (ABEN): TRAJETÓRIA EM PROL DA DEFESA, CONSOLIDAÇÃO E FORTALECIMENTO DA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA

Autores:
Lucas Nunes Rodrigues (janiaos@gmail.com) (Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT) ; Jânia Oliveira Santos (Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT)

Resumo:
Introdução: No ano de 2016 a ABEn (Associação Brasileira de Enfermagem) celebrou 90 anos de trabalho em prol da enfermagem e da sociedade, são anos de luta, resistência e enfrentamento a fim de promover o fortalecimento não só da enfermagem, mas também da saúde pública brasileira1. Objetivo: Descrever as principais contribuições da Associação Brasileira de Enfermagem para a consolidação e fortalecimento da saúde pública no Brasil a partir da criação do SUS. Metodologia: Trata-se da revisão narrativa da literatura realizada no banco de dados BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), no acervo do Centro de Memória da ABEn Nacional (CEMEnf) e na Biblioteca da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Resultados: A amostra foi de 47 fontes, composta por artigos, livros, jornais, documentários, documentos oficiais, anais de congressos, entre outros. Foi possível identificar que a ABEn: se manteve atuante em defesa da saúde pública desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e esteve presente nos diversos espaços políticos, científicos e sociais de construção coletiva: ora a frente de lutas em defesa da cidadania e justiça social, ora no campo científico pautando melhoria na qualificação da enfermagem para assim atender as demandas sociais na prestação de um serviço de qualidade. Nos diversos cenários políticos do país, a associação se manteve fiel aos ideais da Reforma Sanitária, buscando contribuir para consolidação e fortalecimento do SUS. Contribuições par enfermagem: Espera-se que este estudo contribua para o entendimento da importância da ABEn no contexto da saúde pública Brasileira. Descritores: Enfermagem. Saúde Pública.


Referências:
Referências: 1. Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). Anais do 68° Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2016 out.27-30; Brasília, Brasil. Disponível em: http://www.abeneventos.com.br/68cben/anais/edicao-apresentacao.htm. Acesso em: 12 de julho de 2017.