Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1688


1688

Roda de conversa sobre projeto de vida em Casa de Passagem de município alagoano: um relato de experiência

Autores:
Ana Flávia Silva Lima (ana_fsl@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Bianca Maria Vieira de Vasconcelos (Universidade Federal de Alagoas) ; Karinne Duarte Teixeira (Universidade Federal de Alagoas) ; Camila França de Lima (Universidade Federal de Alagoas) ; Larissa Oliveira Lessa (Universidade Federal de Alagoas) ; Amauri dos Santos Araújo (Secretaria Municipal de Maceió)

Resumo:
Introdução: A roda de conversa proporciona espaço de escuta e expressão de desejos, desenvolvendo capacidade individual e coletiva1. É um método eficaz para abordar o projeto de vida, que visa estimular a busca por satisfação pessoal e integração com a sociedade2. Objetivos: Relatar experiência de estudantes de enfermagem em uma roda de conversa sobre projeto de vida numa Casa de Passagem de município alagoano. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a vivência de estudantes de enfermagem junto à equipe do Consultório na Rua em uma roda de conversa sobre projeto de vida com população atendida numa casa de passagem de município alagoano. Resultados: O público foi composto por usuários de álcool e outras drogas e pessoas que migraram de estados vizinhos. Os presentes se mostraram à vontade para compartilhar seu projeto de vida, e os meios planejados para alcançá-los, criando ambiente de reflexão e apoio mútuo. Conclusão: A utilização da roda de conversa demonstrou ser eficaz na criação de espaço de cuidado em saúde mental ao favorecer troca de saberes e ajuda mútua. Implicações para enfermagem: Enfatiza-se a metodologia de roda de conversa no processo do cuidado de Enfermagem como uma ferramenta valiosa, que permite troca de experiências, sendo uma prática terapêutica de saúde. Descritores: Saúde mental, Enfermagem, Vulnerabilidade social.


Referências:
1. Costa RRO, Filho JB, Medeiros SM, Silva MBM. As rodas de conversa como espaço de cuidado e promoção de saúde mental. Revista de Atenção à Saúde, v. 13, no 43, jan./mar. 2015, p.30-36. 2. Klein AM, Arantes VM. Projetos de Vida de Jovens Estudantes do Ensino Médio e a Escola. Revista de Atenção à Saúde, v. 13, no 43, jan./mar. 2015, p. 30-6.