Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1702


1702

ACESSO AO ATENDIMENTO BÁSICO DE SAÚDE DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS (LGBT): IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM

Autores:
Danilo Damiao Soares de Miranda (miranda.dandamiao@gmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Karla Mychelle Cezario de Lima (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Muitos dos problemas de saúde e de acesso a cuidados apresentados pela população lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) ainda derivam do preconceito e da discriminação de que são vítimas. Trata-se de uma revisão de literatura cujo objetivo foi identificar a situação do atendimento primário à saúde da população LGBT no Brasil. Foram incluídos no estudo 03 documentos, 02 artigos indexados Scientific Electronic Library (SciELO) e 01 dossiê; que atenderam os critérios de inclusão: em língua portuguesa, completos, gratuitos, disponíveis online em sua totalidade. Os artigos colocam que ainda há uma busca de maior integralidade e promoção de equidade quando se trata de LGBTs, a despeito das políticas públicas de saúde já implementadas e ressaltam a importância da intersetorialidade entre diferentes esferas públicas. Conclui-se que é fundamental perceber que igualitariamente a qualquer cidadão brasileiro LGBTs têm necessidades de saúde variadas e devem receber cuidados humanizados e pautados na integralidade em todos os níveis da atenção. Para a Enfermagem a Política Nacional de Saúde LGBT é um grande passo e marco na saúde desta população, contribuindo sobremaneira para um fazer da Enfermagem integral e equânime.


Referências:
BARBOSA, R. M. FACCHINI, R. Dossie saúde das mulheres lésbicas: promoção da equidade e da integralidade. REDESAÚDE. 2006. CERQUEIRA-SANTOS, E., CALVETTI. P.U., ROCHA K.B., MOURA, A., BARBOSA. L.H., HERMEL. J. Percepção de usuários Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros, Transexuais e Travestis do Sistema Único de Saúde. Revista Interamericana de Psicología/Interamerican Journal of Psychology, Vol. 44, Num. 2, pp. 235-245. 2010. BARBOSA, R. M., FACCHINI, R. Acesso a cuidados relativos à saúde sexual entre mulheres que fazem sexo com mulheres em São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, suppl 2, p. 291-300, 2009.