Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1733


1733

DEMOCRATIZAÇÃO DO SABER POPULAR EM SAÚDE: o enfermeiro como mediador de conhecimento.

Autores:
Jamyle Santos Lima (jamyle.9231@outlook.com) (Faculdade de Ciências e Empreendorismo- FACEMP) ; Larissa Paula Chabi Alves (Faculdade de Ciências e Empreendorismo- FACEMP) ; Juliana de Miranda Cardoso (Faculdade de Ciências e Empreendorismo- FACEMP) ; Tiana Pereira dos Santos Cerqueira (Faculdade de Ciências e Empreendorismo- FACEMP)

Resumo:
DEMOCRATIZAÇÃO DO SABER POPULAR EM SAÚDE: o enfermeiro como mediador de conhecimento. Jamyle Santos Lima¹ Larissa Paula Chabi Alves¹ Juliana de Miranda Cardoso² Tiana Pereira dos Santos Cerqueira³ Democratização é o ato de torna-se público, ou seja, acessível a todos. Quando relacionada ao saber popular em saúde temos como prática a participação ativa da comunidade proporcionando formação, educação sanitária e aperfeiçoa as atitudes indispensáveis à vida. Promover educação popular em saúde é uma estratégia que contribui para a construção do SUS. Nesse sentido a Enfermagem por preconizar ações que envolvam promoção e prevenção da saúde tem como finalidade, reduzir ou minimizar o processo de adoecimento de comunidades. Esse trabalho teve como objetivo analisar a influência da enfermagem brasileira e seus impactos na atuação do profissional enfermeiro na Educação Popular em Saúde. Trata-se de uma Revisão integrativa, descritiva com abordagem quantitativa. Foram utilizados indexadores como fonte de pesquisa (LILACS e SCIELO). Os critérios para seleção dos artigos foram estar relacionados com educação em saúde e Enfermagem publicados nos anos de 2010 a 2016. Contudo percebe-se que a Educação popular em saúde deve ser mais valorizada frente aos profissionais com iniciativas da participação social e governamental não se limitando apenas ao universo acadêmico. Tendo o enfermeiro como intermediador de saberes e conhecimentos através da assistência humanizada e ações preventivas visando a melhoria no diálogo e comunicação, minimizando possíveis agravos. Palavras-chave: Democracia, pedagogia, enfermagem.


Referências:
MACHADO, Mônica Ferreira et al. A influência de enfermagem na realização de educação popular em saúde: revisão integrativa. EFDeports.com, Revista Digital. Buenos Aires, V. 19, Nº 201, 2015.