Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1760


1760

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM COMO AGENTE EDUCADOR NA ATENÇÃO INDÍGENA DE DOURADOS/MATO GROSSO DO SUL

Autores:
Margareth Soares Dalla Giacomassa (margasdg@uems.br) (UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) ; Julyana Alves Teixeira Borges, (UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)

Resumo:
Introdução: A situação social de precariedade que a população indígena vivencia tem relação direta com a qualidade de vida, acesso aos serviços de saúde, promoção da saúde e prevenção de doenças, especialmente as crianças e idosos que são vulneráveis. Objetivo: Desenvolver práticas educativas de saúde, higiene para promoção de saúde da população indígena. Metodologia:Esse trabalho é um recorte do projeto de extensão "Cuidando de crianças indígenas: A brinquedoteca mitã pokovoku komohiku kalivôno", desenvolvido em 2013 e 2014 na aldeia Bororó em Dourados/Mato Grosso do Sul, realizado pelos acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Os participantes são crianças da aldeia Bororó, inseridas no PETI-I, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Indígena com encontros semanais programados. Resultados: As avaliações realizadas são informações dos participantes, interesse e participação efetiva do público-alvo nas atividades, com ênfase no auto-cuidado, com novos conceitos e aplicação diária na escola e residência. Conclusão: É importante a inserção do enfermeiro nas comunidades indígenas, geograficamente fora do perímetro urbano das cidades e que dificulta o acesso aos serviços de saúde. As atividades de extensão nas aldeias possibilita a educação em saúde com informações sobre a promoção em cuidados, prevenção de doença e proporcionando qualidade de vida e bem-estar em consonância com cuidados de enfermagem transcultural. Palavras chave: Prevenção. Promoção. Transcultural. Enfermagem.


Referências:
SOUZA, M. L. P. Da prevenção de doenças à promoção de saúde: reflexões a partir de bebidas alcóolicas por populações indígenas.In: GARNELO, L; PONTES, A. L. (Org.) Saúde indígena: uma introdução ao tema. Coleção Educação para Todos, Brasília: MEC-SECADI, 2012.