Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1841


1841

Enfermeiras professoras norte-americanas do Projeto HOPE Terra e o ensino de Enfermagem

Autores:
Djailson José Delgado Carlos (djailson.delgado@hotmail.com) (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Maria Itayra Padilha (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Maria Lígia dos Reis Bellaguarda (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Maria Angélica de Almeida Peres (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Stéfany Nayara Petry Dal Vesco (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo:
Objetivo: Analisar a atuação das enfermeiras professoras norte-americanas do Project Health Opportunity for People Everywhere Earth (Projeto HOPE Terra), em Natal, capital do Rio Grande do Norte, Brasil (1974-1981). Método: estudo sócio-histórico, qualitativo, resultante de documentos pertencentes a arquivos e da realização de 10 entrevistas semiestruturadas. O tratamento e análise dessas fontes utilizou recursos da História Oral(1) e da Análise Temática(2) para a compreensão dos significados dessa história. Resultados: emergiram as seguintes categorias: As enfermeiras professoras norte-americanas do Projeto HOPE Terra e A professora Mary Anne Small pelas memórias de quem conviveu com ela. Considerações finais: o Projeto HOPE Terra contribuiu com o ensino superior de cursos da área da saúde, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte; foi assegurada a vinda de docentes qualificados e experientes; e, na particularidade do Curso de Enfermagem, as professoras norte-americanas encontraram-no estruturado e em pleno funcionamento, porém colaboraram para a sua qualificação. Contribuições para Enfermagem: fomentar a produção de estudos relacionados a história da profissão. Descritores: História da Enfermagem. Cooperação internacional. Ensino Superior.


Referências:
REFERÊNCIAS: 1. Meihy JCS, Ribeiro SLS. Guia prático de história oral: para empresas, universidades, comunidades, famílias. São Paulo: Contexto, 2011. 198 p. 2. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC, 2010. 407 p.