Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1850


1850

NECESSIDADES BÁSICAS AFETADAS E QUALIDADE DE VIDA EM HOMENS EM CIRURGIA ONCOLÓGICA

Autores:
Ana Angelica de Souza Freitas (souzaaafreitas@yahoo.com.br) (Hospital de Câncer I Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. RJ. Brasil) ; Maria Jose Coelho (Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Brasil.)

Resumo:
Introdução: No mundo em 2030, a estimativa global será de 21,4 milhões de novos casos de câncer (1). No Brasil, a ocorrência é de 596 mil novos casos de câncer, com 11.140 em homens com câncer de boca (2). Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem tem objetivo de direcionar o cuidado às características da população masculina. Nesse sentido, alterações funcionais associadas à cirurgia curativa oncológica pode interferir na qualidade de vida. Objeto de estudo, homens em tratamento cirúrgico e as necessidades básicas afetadas. Objetivo: Identificar as necessidades básicas afetadas em homens em cirurgia oncológica e a influência na qualidade de vida. Adotou-se teoria das necessidades humanas básicas de Horta(3). Metodologia: Estudo exploratório, descritivo, qualitativo. Cenário ambulatório de Enfermagem de uma instituição pública no Rio de Janeiro. Participantes 25 homens em tratamento cirúrgico. Aprovação do CEP n°52647116430015274. Iniciou-se a coleta de dados de março - maio de 2016, com entrevista semiestruturada. Submetidos os dados pela técnica de análise de conteúdo, seguindo-se a sis¬tematização em temas e categorias. Resultados: Conforme o nível de hierarquia das Necessidades Humanas Básicas, em Horta com as necessidades psicobiológicas; psicossociais e psicoespirituais emergiram três categorias, as necessidades básicas afetadas no sono e repouso, lazer e filosofia de vida. Evidenciou-se que essas necessidades humanas afetadas no homem teve influência na qualidade de vida. Considerações Finais: Os resultados compõem uma rede de conhecimentos técnicos cientifico e habilidades para desenvolver o cuidado, que exige resolução efetiva na recuperação de saúde. Contribuições para Enfermagem: a identificação das necessidades básicas afetadas do homem depois da cirurgia contribui na prática de Enfermagem no planejamento dos cuidados para reverte desequilíbrio em equilíbrio. Descritores: Saúde do Homem, Necessidades e demandas de serviços de saúde, Qualidade de Vida.


Referências:
1. American Cancer Society. Cancer Facts & Figures 2017. Atlanta: American Cancer Society; 2017 2. Ministério da Saúde (Br) Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2017: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: Inca; 2016. 3. Horta, WA. Processo de enfermagem. EPU: São Paulo;1979. *Autoras - Associadas efetivas da Aben-Rio de Janeiro. RJ-Brasil.